Prefeitura e UFS iniciam mapeamento da prevalência de covid-19 nos bairros da capital

Publiciado em 02/06/2020 as 18:48

Após avaliação do mapeamento piloto, realizado no mês de abril, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), iniciou nesta segunda-feira, 1º, a pesquisa do mapeamento de prevalência da covid-19 nos bairros de Aracaju. Os primeiros bairros escolhidos foram Farolândia, que contabiliza 317 casos; e Jabotiana, que soma 297 casos confirmados de covid-19.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde do município, Taise Cavalcante, explica que na etapa inicial a capital ainda tinha um cenário discreto da transmissão do vírus. “Chegamos à conclusão que, naquele momento, não dava para iniciar a pesquisa porque não iríamos ter uma prevalência alta. E com toda transmissão que aconteceu no mês de maio, o aumento do número de casos e efetivamente a transmissão comunitária, foi avaliado pelas equipes que agora em junho iniciaríamos a pesquisa, pelos bairros com maior quantidade de pessoas adoecidas, na sequência das notificações”.

A metodologia do trabalho estabelece que no bairro onde acontecerá a testagem seja definido um local específico, que pode ser desde a Unidade Básica de Saúde ou os veículos itinerantes da SMS, onde a equipe receberá as pessoas previamente definidas.

Antecipadamente, é feito o sorteio dos quarteirões que serão trabalhados na pesquisa, através do mesmo sistema de informatização para o LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti). De cada imóvel selecionado para a pesquisa, apenas uma pessoa é convidada a participar do mapeamento.

“Damos um voucher, e é com esse papel que a pessoa chega onde estaremos fazendo a coleta do exame. Fazemos o exame capilar, e para os resultados positivos, nós ainda coletamos o sangue dessa pessoa e encaminhamos ao laboratório para confirmação. Bem como, o mesmo quantitativo de positivos que a gente encontrar para coleta de sangue, nós também vamos coletar de negativos, pra gente fazer a avaliação efetivamente do teste e a pesquisa ficar mais qualificada”, destaca a diretora.

Todos os bairros

No bairro Farolândia, as equipes se instalaram em dois pontos estratégicos: na praça do Farol e na praça em frente à agência dos Correios. Já no bairro Jabotiana, o ponto de realização da coleta foi a UBS Manoel de Souza Pereira.

A pesquisa deve contemplar todos os bairros da capital, sendo que para cada localidade haverá um percentual de amostras, a depender do quantitativo da população, tendo o número mínimo de 50 amostras por bairro.

“Ao final das coletas, esses dados serão organizados e encaminhados para a UFS, para avaliação final, onde teremos a medida de prevalência de cada bairro da cidade de Aracaju”, complementa Taise Cavalcante.

O mapeamento tem como um de seus objetivos contribuir para a adoção de ações da gestão municipal. “A questão da prevalência é para gente entender onde o vírus está circulando mais, onde as pessoas mais adoeceram, para servir de base na tomada de decisões, de políticas públicas, em relação à abertura ou não de estabelecimentos, bem como a questão do isolamento social de acordo com o número de pessoas que já se infectaram nesses bairros”, explica Taise.

População aprova

O publicitário Pedro Ivo Nascimento, morador do Farolândia, elogiou a ação e reconheceu que o índice de isolamento no bairro é muito baixo, visto que sempre que precisa sair de casa percebe que várias pessoas circulam na região e muitas sem usar máscaras. “A iniciativa foi ótima, até porque deu oportunidade a quem não tem condições de fazer o teste e ainda com a praticidade de vir rápido, sem filas e depois voltar pra casa”, avaliou.

“As pessoas não pensam na gravidade dessa doença e esse mapeamento é algo a mais para que a gente possa ter a dimensão do problema. E mesmo fazendo o teste, a pessoa precisa continuar tomando todas as medidas e seguir as orientações que são divulgadas na mídia”, considerou outra moradora do bairro, Anne Charlene, que realizou seu teste rápido no ponto da praça próximo aos Correios.

Augusto Fernando Soares é morador do Jabotiana e também aprovou a ação da Prefeitura desenvolvida em parceria com a UFS. “O isolamento social, sem dúvidas, ainda é a principal medida de prevenção, e essa iniciativa é positiva porque a gente precisa saber através da testagem a quantidade ou uma possível quantidade de pessoas com o vírus”.

 Da AAN