MonitorAju orienta, agiliza triagem e monitora pessoas com sintomas de síndrome gripal

Publiciado em 09/04/2020 as 11:13

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), segue obstinada em frear a proliferação do novo coronavírus (covid-19) na capital sergipana. Para tanto, continua dando atenção e assistência às pessoas que entram em contato pelo MonitorAju, um canal versátil de atendimento destinado a orientar a população aracajuana sobre a doença, além de realizar triagem e monitoramento de casos sintomáticos.

O canal, elogiado pela população, foi umas das primeiras medidas tomadas pela gestão municipal no combate à covid-19, e entrou em funcionamento no dia 19 de março.

Desde então, 3.195 pessoas já passaram pelo atendimento do MonitorAju, o qual oferece à população três portas de contato: via telefone, ou seja, pelo canal de atendimento 156; pelo site, por meio de preenchimento do formulário; e no aeroporto da capital, onde é feito o cadastro dos passageiros que desembarcam.

De acordo com a coordenadora do MonitorAju, Cynthia Rocha, o serviço de atendimento via site continua 24h, mas a central por telefone agora funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Entretanto, o monitoramento, que é um departamento à parte da Central de Ligações, funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h.

"O MonitorAju pode ser acionado pela população que busca orientação sobre como proceder em caso de sintomas respiratórios, como febre, tosse, dor de garganta. A gente começou o serviço no dia 19 de março. São três fontes de informação que compõem o MonitorAju: o aeroporto, onde é feito o cadastro das pessoas que desembarcam, o 156 e o site onde as pessoas também podem acessar", ressalta.

Cynthia diz ainda que todos os dados são compilados e em média são 80 cadastros por dia de pessoas que entram em contato com a Prefeitura por meio dessas três portas de comunicação. "No aeroporto é feito o cadastro de todos os passageiros, sendo que desses passageiros, os sintomáticos são encaminhados à Central de Monitoramento, enquanto que no caso do assintomático nós damos um feedebak por mensagem via Whatsapp com as recomendações de higiene que são feitas pelos órgãos", explica.

A coordenadora ressalta que 1.379 pessoas já foram monitoradas, ou seja, pessoas que apresentaram sintomas da doença e que receberam ligações diárias durante os 14 dias a contar do primeiro dia de sintomas. Ela revela ainda que, até esta sexta-feira (3), 2.005 pessoas foram identificadas com sintomas de algum tipo de síndrome gripal, mapeadas por bairro.

Cynthia frisa que ficar em casa continua sendo a melhor maneira de evitar a transmissão do vírus. "Se o cidadão sentir alguns dos sintomas relacionados à doença, que indiquem suspeita de infecção por coronavírus, ele pode acionar o número 156 e falar com um dos atendentes, distribuídos nos mais de 20 ramais disponíveis, ou responder ao formulário disponibilizado pela Prefeitura".

Cievs

Paralelo ao trabalho desempenhado pelo MonitorAju, funciona o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ligado à Vigilância Epidemiológica, que monitora os pacientes infectados, pessoas que mantiveram contato e os suspeitos que estão aguardando resultado de exames, como explica o coordenador de Planejamento Estratégico da Prefeitura, Wilson Amaral.

"O MonitorAju monitora os casos sintomáticos que condizem com a covid-19, mas não os que realizaram exames. O Cievs faz um trabalho interessante com relação às pessoas que tiveram contato com as que estão infectadas, além de fazer o monitoramento não só dos pacientes que estão internados, como também das pessoas infectadas que estão em isolamento domiciliar", esclarece Wilson, ao destacar que os serviços objetivam “fechar o cerco” contra a doença e “não deixar nenhum cidadão desassistido”, conclui o coordenador.

Da AAN