Na hora da folia, não esqueça de beber água!

Especialista explica a importância do consumo de água durante os festejos

Publiciado em 24/02/2020 as 15:13

O consumo de água para o organismo de qualquer ser vivente é essencial, responsável por manter o equilíbrio do organismo. Encontrada em cerca de 70% da superfície do planeta, ela é responsável pelo surgimento e manutenção da vida e está presente na composição de todos os seres vivos.

É no carnaval que temos um maior gasto de energia, e consequentemente de líquido corporal. Associado ao calor, o risco de desidratação ou insolação, o consumo de água é fundamental para manter o organismo saudável durante todo o período de folia. A nutricionista bora Lima, do Hapvida, fala sobre a importância do consumo de água.

“A água é um componente essencial de todos os tecidos corpóreos. Ela constitui mais de 60% do organismo humano e praticamente em todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio, é a ausência de água que mais o organismo sente falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal.”, explica.

 

A especialista aponta que a água desempenha funções essenciais na nossa vida: fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção; transporte de nutrientes para as células; regula a temperatura corporal; desempenha papel importante no sistema circulatório; o funcionamento dos rins, a desintoxicação, entre outros.

A nutricionista coloca que a falta de consumo de água pro organismo pode acarretar em diversos problemas, que podem ser prejudiciais não apenas durante o período festivo, mas após o carnaval.

 

A falta de água pode ocasionar alguns problemas, a temperatura corporal tende a aumentar, as funções intestinais e renais ficam prejudicadas, pessoas tendem a ter dores no corpo, tem raciocínio prejudicado e corre mais risco de ter uma série de doenças, tais como: pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres têm sua incidência relacionada com a má hidratação.”, elucida.

 

É importante estar atento aos sinais de desidratação , tais como boca seca, lábios rachados, urina escura, e de forma mais severa, letargia e confusão mental. A nutricionista ressalta que a melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura. Devemos ingerir em torno de 2 a 3 litros de água diariamente, apesar de a água também estar presente naturalmente nos alimentos. É importante aumentar a quantidade ingerida em situações especiais como calor e exercício físico intenso.

 

Com os devidos cuidados em dia, o folião aproveita mais e melhor os festejos do carnaval!