Pediatria do Huse registra mais de 36 mil atendimentos em 2019

Publiciado em 24/01/2020 as 17:36

Funcionando em tempo integral, a Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, localizada em anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou de janeiro a dezembro do ano passado (2019), mais de 36 mil atendimentos aos pequenos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma assistência que conta com qualidade no atendimento, além de recursos específicos, técnicos, científicos, equipamentos e materiais para garantirem a assistência às crianças de zero a 12 anos.

Desse total de atendimentos, quase quatro mil crianças precisaram ficar internados nesse mesmo período para novas condutas, como exames, cirurgias ou observação por mais de 24 horas. De acordo com a coordenadora da pediatria do Huse, Cristiane Barreto, o hospital é destinado para atendimentos de média e alta complexidade, mas muitos casos de baixa complexidade continuam sendo levados ao hospital que já tem uma demanda diária razoável.

“A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e os casos mais comuns diagnosticados pelos profissionais são de infecções respiratórias, viroses e traumas. Nós somos um hospital de alta complexidade, mediante equipe formada por especialistas pediátricos, tudo para oferecer a melhor assistência e cuidado com os nossos pequenos usuários”, afirmou Cristiane Barreto.

Pediatria

A pediatria do Huse dispõe de um serviço com atendimento de assistência por classificação de risco, que organiza a área de atuação das equipes de acordo com as cores azul, verde, amarelo e vermelha. O serviço pediátrico é constituído pelo pronto socorro, enfermaria (internamento) e CTI pediátrico, destinado ao tratamento dos casos infantis graves.

São 10 leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para atender os pacientes infantis em estado crítico, 20 leitos na Área Azul infantil, muitas vezes superlota com pacientes de baixa complexidade, que deveriam estar nas Unidades de Pronto Atendimento e acabam sendo atendidos no Huse. A pediatria conta também com sete leitos na Área Amarela, sete na Área Vermelha (um para trauma), além de 15 leitos na Área Verde.

Já o internamento pediátrico conta com 42 leitos que estão distribuídos entre as enfermarias Carinho, Felicidade, Paz, Esperança e Alegria, além de dois leitos de estabilização de intercorrências, um isolamento do PS e um internamento.

Da ASN