Governo reúne municípios em Encontro Estadual de Ouvidores do SUS

Publiciado em 30/11/2019 as 08:59

Nesta sexta-feira(29), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Ouvidoria Geral do SUS em Sergipe, realizou em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), no auditório do SergipeTec, o II Encontro Estadual de Ouvidores do SUS, evento que reuniu representantes dos 75 municípios sergipanos, do Hospital Universitário (HU), do Ministério Público do Estado (MPE), do Tribunal de Contas (TCE), além de palestrantes de São Paulo e do Espírito Santo.

De acordo com o ouvidor Geral do SUS no Estado de Sergipe, Fábio Alex Lima Dantas, a finalidade do encontro foi promover o fortalecimento da ouvidoria entre municípios, estado e o governo federal e apresentar os benefícios que a ouvidoria tem desenvolvido em diversos núcleos de atuação.“Esse evento vem trazer o elo maior que a ouvidoria busca que é atender o cidadão em suas necessidades e manifestações que podem ser trazidas até nós, de forma que tenha qualidade no atendimento que o órgão público tem de oferecer. Por isso, convidamos os municípios a se unirem para desenvolverem uma ouvidoria com um fortalecimento cada vez maior”, comentou Fábio.

O ouvidor Geral do Estado, Elder Sandes Vieira, destacou que todos os gestores precisam ter em mente o quanto é significativo o trabalho da ouvidoria. “Essa interação entre ouvidoria SUS e os seus ouvidores é muito importante para a discussão de problemas e o encontro da soluções imediata para aquele problema e nós, como gestores da Ouvidoria Geral do Estado, viemos aqui no sentido até de aprender, já que a Ouvidoria Geral está em implantação. Essa troca de experiência e o trabalho em conjunto é muito importante e eu estou realmente grato pelo convite e honrado por estar aqui”.

Para a técnica ouvidora dos municípios de Graco Cardoso e Aquidabã, Shirlane Santos, o evento é de suma importância para o cargo. “Estamos aqui para prestigiar esse evento aprender um pouco mais sobre o sistema, o que é o ouvidor SUS, então é de grande relevância a nossa presença aqui”, concluiu.

 

Da ASN