Lentes de contato nos dentes

Saiba como funciona esse procedimento estético

Publiciado em 31/10/2019 as 10:00

As lentes de contato nos dentes é a nova febre entre diversos famosos, esse procedimento estético garante um sorriso perfeito, corrigindo as imperfeições a partir da aplicação de pequenas cerâmicas nos dentes. O dentista especialista em prótese do Hapvida, Ezemir Guimarães, explica como funciona o procedimento.

“Em uma analogia às lentes de contato oculares, que em contraponto às lentes de óculos, possuem mínima espessura, assim temos também as lentes de contato dentária porque se contrapõe às facetas dentarias, que, em um passado recente, possuíam muita espessura, e com o advento de novas tecnologias de obtenção e confecção de cerâmicas odontológicas, adquiriram uma espessura mínima. Essa diferença básica entre facetas e lentes de contato é o que define a técnica conservadora na confecção de preparos dentais para instalação de elementos protéticos, sejam coroas, lentes ou facetas.”, elucida.

O especialista destaca a importância do cuidado com o procedimento e com a manutenção, coloca que os cuidados com a higienização de reabilitações com lentes de contato dental devem sempre ser maiores que o cuidado com dentes naturais.

“A relação entre paciente e profissional deve ser muito próxima para que ambos entendam do processo que está sendo executado. É evidente que procedimentos mal conduzidos ou mal indicados ficam muito mais propensos às falhas. Defeito na interface de cimentação, seleção inadequada do cimento utilizado, desajuste oclusal, traumas, doença periodontal pre existente e etc são fatores que conduzem ao insucesso do procedimento.”, ilustra.

O dentista ressalta que as lentes de contato dentais instaladas devem ser cuidadas, incluindo às visitas periódicas semestrais a um dentista para revisão de procedimentos.

“O uso de fita dental é recomendado, assim como a observação se não existem quadros de bruxismo, apertamento dentário, ou hábitos parafuncionais que promovam atrição indevida. Quando observado estes quadros, é necessário uma intervenção imediata de formapreventiva. Outro ponto importante é a observação de não instalar lentes de contato dental em pacientes com má oclusão ou ausências dentárias.”, orienta.