HPV na gestação: riscos e cuidados neste período

Publiciado em 30/09/2019 as 14:49

O Papilomavírus Humano (HPV) atinge 80% da população sexualmente ativa em algum momento da vida, de acordo com estimativa dos especialistas entrevistados pelo O POVO. A maioria das pessoas, entretanto, nem percebe e o sistema imunológico se encarrega de eliminar a doença do organismo. Mas, em tipos específicos como o 16 e o 18, o vírus é capaz de criar lesões percussoras do câncer. Em especial, a formação de tumores no colo do útero – uma das maiores causas de morte entre as mulheres no Brasil.
    
    No entanto, muitos se perguntam: quais os riscos quando se descobre a infecção por HPV durante a gravidez? O ginecologista do Hapvida, Elson Almeida, esclarece que é comum isso ocorrer, “uma vez que a gestação representa a única oportunidade para a realização do exame de colpocitologia oncótica (Papanicolaou) em determinados grupos populacionais, o diagnóstico comumente pode ser feito durante o pré-natal”, explica Elson.
    
    Sobre os riscos de aborto ou má formação, o médico esclarece que “o papel do HPV na etiologia do abortamento espontâneo ainda é controverso e há evidências relevantes sobre fetos mal formados relacionados ao HPV”, diz o ginecologista.
    
    HPV: parto normal ou cesárea?
    
    Para o ginecologista do Hapvida, Elson Almeida, explica os fatores de risco e a diferença para cada método:
    
    Vários autores, incluindo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), não apóiam esta posição com base nos seguintes fatores:
    
    - O risco de transmissão da doença é baixo (provavelmente cerca de 10 vezes menor do que aquele para o herpes);
    
    - A cesárea não confere proteção completa, uma vez que a transmissão da doença foi verificada mesmo em cesáreas eletivas e;
    
    -  O risco da cesárea para todas as mulheres que apresentam qualquer verruga genital é maior do que o seu benefício potencial. Deste modo, considerando-se que o papel preventivo da cesárea é desconhecido, esta não deve ser realizada com o único propósito de prevenção da transmissão da infecção pelo HPV ao recém-nascido.
    
    - Em raras circunstâncias, a cesárea esta indicada em gestantes com verrugas genitais que causam obstrução do canal de parto ou nos casos nos quais o parto vaginal resultará em um sangramento excessivo devido à laceração das lesões verrucosas.
    
    Prevenção
    Como estratégia de prevenção, além do exame papanicolau e do uso de camisinha, o Ministério da Saúde iniciou vacinação para meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, a imunização vem sendo oferecida na rede pública para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para as meninas que completam 9 anos.
    
    Números
     
    15.590 casos de câncer no colo do útero são estimados no Brasil para o ano de 2014, segundo o Inca
     15 milhões de doses da vacina foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, segundo informação da pasta
     80% da população sexualmente ativa é atingida pelo HPV em algum momento, segundo estimativa dos especialistas.