Profissionais da área da Saúde serão capacitados na Língua Brasileira de Sinais

Publiciado em 13/09/2019 as 10:36

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, recebeu nesta quinta-feira (12), no Centro Administrativo da Saúde (CAS), representantes do Instituto de Apoio e Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Centro de Integração Raio de Sol (CIRAS), além de outras pessoas ligadas ao tema, a fim de discutir estratégias que facilitem o acesso e a comunicação das pessoas com deficiência às diversas áreas da Saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, a reunião foi extremamente importante. “Nos sensibilizamos com o apelo feito pela entidade que cuida dos surdos e tomamos a iniciativa de disparar o Curso de Libras para a área de Saúde de forma que envolva médicos, enfermeiros, exatamente visando aquele surdo que chega num Hospital e precisa interagir com o médico. Então, fiz o convite para que eles trouxessem o programa do curso para que a gente possa, até o próximo mês, disparar essa habilitação e nos próximos processos seletivos a gente já quer incluir esta habilitação para titulação do médico, da enfermeira e do técnico de enfermagem”, comentou o secretário.

Para a presidente do Instituto de Apoio e Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese), Ana Lúcia Nunes Oliveira, o secretário foi bastante receptivo, comprometendo-se a desenvolver um trabalho junto aos médicos e à toda categoria da saúde, para facilitar a comunicação com os surdos.

“Esse está sendo um desbravamento de uma ideia que persiste a algum tempo de ampliar a comunicação com o surdo na área de saúde. A situação é muito problemática, tem diagnósticos difíceis, errados, tem a questão da própria acessibilidade, o surdo tem muita dificuldade. Esse acesso e essa disposição, já são muito importantes para a gente. O Ipaese apresentará a proposta e a nossa missão principal é quebrar as barreiras da sociedade para essa inserção, e vamos entrar juntos nessa batalha”, reforçou Ana.

O presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Antônio Luiz dos Santos, ressaltou que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi a primeira que recebeu o Conselho, que teve uma grata surpresa ao poder conversar com o Secretário durante a plenária com o tema surdo e a capacitação para profissionais da saúde, principalmente os médicos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“O secretário prontamente atendeu ao pedido do Ipaese e da UFS e vai, mais que rapidamente, compor turmas de médicos e outros profissionais para serem capacitadas em Libras. Para nós foi uma boa surpresa porque geralmente o governo é mais lento, pela burocracia, mas aqui na Secretaria de Estado da Saúde tivemos agilidade e rapidez para a nossa demanda”, relatou Antônio.

Já o presidente da Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade (CEMA), José Leonel Ferreira Aquino, demonstrou toda a sua satisfação com esse momento tão especial. “Eu tive a felicidade de convidar o Secretário para participar da reunião e foi muito proveitosa porque o Dr. Valberto tem um olhar humano para a pessoa com deficiência, para os menos favorecidos de um modo em geral. Eu fico feliz de ser amigo dele, eu fico feliz de tê-lo como um secretário que abre as portas para nós deficientes porque a nossa luta é para sermos respeitados. É um avanço muito grande, o que nos dá esperança porque ainda tem autoridades que nos respeitam”, concluiu Leonel.

Da ASN