Saúde apoia Mamaço, em alusão ao Agosto Dourado

Publiciado em 05/08/2019 as 06:28

Em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado ao fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio à amamentação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contribui com mais uma ação importante, o Mamaço. “Nós aqui da SES fizemos um diálogo com as Instituições e estamos apoiando a realização do Mamaço, movimento que tem como objetivo, promover o encontro de mulheres para amamentarem juntas, um momento de troca de experiências, e de fazer com que as crianças também interajam, além de falar e divulgar o aleitamento materno como uma proposta que salva vidas” comentou a coordenadora da Rede Materno Infantil, Helga Muller Mengel. 

O nome Mamaço surgiu na França em 2006, em uma reunião de mães que tiveram a ideia de amamentarem juntas os seus bebês em um grande encontro nacional e que originou depois, a Associação Colegiada ‘La Grande Téttée’. Em 2012, no Brasil, o grupo Aleitamento Materno Solidário (MAS) lançou o desafio para as mães em todo o território brasileiro.

Em Itabaiana, o Mamaço acontecerá na próxima quinta-feira (08), a partir das 8 horas, com Caminhada em prol da Amamentação e Ato na Praça Chiara, com organização do Hospital e Maternidade São José, do Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel, da Secretaria Municipal de Saúde e Universidade Tiradentes (Unit), com o apoio da SES.

“A proposta desse evento é chamar a atenção sobre a importância da promoção e apoio da amamentação no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela Cúpula das Nações Unidas”, disse a coordenadora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde e assistente social do Hospital e Maternidade São José, Márcia Cunha dos Santos Araújo.

Já em Aracaju, as mães com seus bebês estarão no Parque da Sementeira na sexta-feira (09), às 14 h, em ação que faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno. “Além das mães colocarem os filhos para mamar elas também falarão sobre suas experiências de amamentar e profissionais da saúde darão orientações sobre a amamentação”, contou a médica responsável pelo posto de coleta de leite humano do Hospital Santa Isabel, Izailza Matos Dantas Lopes.

O leite materno é o alimento mais acessível, seguro, completo e oportuno por estar disponível no tempo certo, na quantidade adequada, com incontáveis vantagens, para bebês e crianças pequenas em qualquer situação socioeconômica, em qualquer lugar do mundo. É o alimento mais valioso do mundo, rico em nutrientes que protegem a saúde do bebê devido à presença de milhões de células vivas que reforçam o sistema imunológico, milhares de proteínas que ajudam no crescimento e desenvolvimento, aminoácidos, mais de 200 tipos de açucares que atuam como probióticos que alimentam o intestino com bactérias boas, além de uma grande quantidade de enzimas, vitaminas, minerais e anticorpos.

Da ASN