Rogério tem a relatoria de dois PL aprovados na CCJ

Publiciado em 22/05/2019 as 17:49
Foto: Alessandro Dantas / PT no Senado

Um dos Projetos de Lei aprovado e que teve a relatoria do Senador Rogério Carvalho (PT/SE) determina que o consentimento familiar para a doação de órgãos e tecidos após a morte, só é necessário quando não houver manifestação expressa e válida do potencial doador.

A ideia é a vontade do doador de órgãos prevaleça e a conversa em família sobre a doação de órgãos seja incentivada. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento de 7% nas doações de órgãos em 2018. E com o Projeto de Lei, a expectativa é de que a porcentagem cresça ainda mais.

 

O outro Projeto de Lei também de relatoria do Senador Rogério Carvalho é o que determina a gratuidade de inscrição em concursos públicos para cargos federais a candidatos que sejam doadores de sangue.

Neste caso, é uma outra forma de incentivo à doação de sangue. São diversas campanhas para garantir doadores que muitas vezes não participam das ações por medo ou pouco acesso às informações. Dados do Ministério da Saúde revelam que, atualmente, 1,6% da população brasileira doa sangue. Com o estímulo, as estatísticas devem aumentar.

Da Ascom