Vacina contra gripe para grupo prioritário segue até esta quinta-feira

Publiciado em 16/04/2019 as 12:04

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na última quarta-feira, 10 e, nesta  primeira fase, que se estende até esta quinta-feira 18, o grupo prioritário é formado por crianças com 6 meses a 5 anos e 11 meses e  gestantes. Já na segunda fase, que terá início na segunda-feira, 22, outros grupos também serão vacinados, que são os trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos a partir dos 60 anos, professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, e funcionários do sistema prisional.

A gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles alerta que o fluxo de pessoas pode ser maior na segunda fase da vacinação. Ela explica que a vacina já se encontra nas unidades de todos os municípios e ressalta a  importância dos pais levarem suas crianças e aproveitem o momento em que elas são prioridade.

“Vale destacar que embora na segunda fase as crianças e gestantes também podem se vacinar, nesta primeira fase como vacinação é exclusivo para eles, o fluxo de pessoas é bem menor nas unidades . A partir do dia 22 esse movimento vai aumentar nas unidades de saúde, pois os outros grupos prioritários procurarão a vacinação. Os pais e gestantes devem ficar cientes e aproveitar esse  período tranquilo e não deixe para última hora”, disse.

Na campanha o intuito é também  atualizar o cartão de vacinação. A criança que chegar e estiver com alguma vacina de rotina atrasada poderá ser vacinada. Ainda de acordo com a gerente, o dia D da campanha será realizada no dia 4 de maio, em  e a campanha chegará ao fim no dia 31 de maio.