Secretário da Saúde visita o Huse e alinha melhorias para o acolhimento do hospital

Publiciado em 03/04/2019 as 19:16

O secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, visitou na manhã desta quarta-feira, 3, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), acompanhado do superintendente da unidade hospitalar, Darcy Tavares; do diretor técnico da unidade, Vagner Andrade; e da coordenadora da Rede de Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar da SES, Jurema Viana. A visita teve como foco a Área Azul, que receberá nos próximos dias, melhorias visando um atendimento mais dinâmico e acolhedor para o usuário do SUS. Na ocasião, o secretário visitou também a área da UTI Pediátrica.

De acordo com o secretário, a visita foi muito produtiva, já que oportunizou o alinhamento de medidas, principalmente na Área Azul que vai ser objeto da implantação de um acolhimento qualificado e que vai resolver grande parte do fluxo de pacientes que vem pra cá e que deveriam ser acolhidos pela Rede Básica.

“Nós vamos resolver essa parte e a consequência disso é a redução significativa de pacientes que, por ventura, venham a ser internados no Huse. Aproveitamos a visita para verificar, também, a área da UTI Pediátrica para checar o ritmo da obra. Na oportunidade, tomamos a decisão de descer a UTI Pediátrica em acordo com a superintendência do hospital para uma área de maior conforto para pacientes e familiares, até que a obra seja totalmente concluída. Portanto, a visita foi extremamente positiva”, afirmou o secretário.

O superintendente do Huse, Darcy Tavares, disse que a Área Azul continua como porta aberta, atendendo a todos os usuários que buscam assistência médica. Ele detalhou o funcionamento do fluxo na Área e explicou, também, quais as medidas que a gestão está tomando para melhorar o acolhimento de forma geral.

“A gente precisa de uma melhoria na organização no fluxo dos pacientes no sentido de transformar não só o atendimento, mas como evitar a superlotação, agilizando os exames, disciplinando principalmente com nossos regionais os encaminhamentos de pacientes, se estão internados, seguem um fluxo quando necessário para o Huse. O nosso diretor técnico fez um agendamento com relação aos exames que não são feitos nos nossos regionais e são feitos aqui no Huse e devem vir no dia previamente agendado evitando com que esses pacientes fiquem aqui em cima de uma maca aguardando esses exames”, relata.

Ainda de acordo com Darcy, é uma série de medidas internamente pensadas para o Huse de forma integrada com a rede, no sentido de melhorar essa superlotação na Área Azul, “Posteriormente precisamos conversar com todos os municípios, inclusive com o de Aracaju que nos ajude a resolver essa situação”, explicou.