HOSPITAL DE CIRURGIA E UNIT RENOVAM PARCERIA

Publiciado em 22/10/2018 as 16:56

Na última segunda, 22 de outubro, foi realizada uma reunião entre representantes da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC) e da Universidade Tiradentes (UNIT) para formalizar a assinatura da renovação do contrato de parceria existente entre as duas Instituições.

Além de renovar o acordo para a realização das atividades das Residências e de estágio dos cursos da área da saúde da UNIT, o novo termo aditivo define um investimento financeiro feito pela UNIT, que será aplicado na infraestrutura do Hospital, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades dos alunos e no atendimento da população. Através disto, será viabilizada a conclusão da obra da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que conta com 20 leitos, e também será feita uma reestruturação na área de internato de Medicina e nos ambulatórios.


Estiveram presentes o Diretor Presidente da FBHC, Dr. Milton Santana; a Diretora Administrativa Financeira, Márcia Guimarães; o Diretor Técnico, Dr. Reginaldo Freitas; o Diretor de Ensino, Dr. Alex Vianey; o Vice Diretor de Ensino, Dr. José Augusto Santos; o Diretor Clínico, Dr. Edney Caetano; o membro do Conselho Deliberativo da FBHC, Joaquim Rezende; a Assessora Jurídica, Marcela Pithon e o Diretor de Antenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, João Lima Junior. E representando a UNIT, compareceram o Reitor Jouberto Uchôa; o Superintendente Geral, Prof. Dr. Saumineo da Silva; o Superintendente Acadêmico, Prof. Dr. Tenisson José dos Santos; o Diretor da Saúde, Dr. Hesmoney Ramos; e a Diretora Adjunta da Saúde, Profª DrªWanessa Lordelo.


O Professor Jouberto Uchoa relata o que essa parceria representa, “representa muito tanto para formação quanto para a sociedade. A UNIT se sente aqui engrandecida em poder dar as mãos ao Hospital de Cirurgia, para que possamos fazê-lo voltar a ser o Hospital modelo do Estado de Sergipe. Então, essa parceria tem um valor inestimável e eu espero que as nossas ações junto à Direção do Hospital possam produzir os resultados que desejamos”.


O Diretor de Ensino da FBHC, Dr. Alex Vianey, explica a importância disso, “primeiro, porque melhora o perfil do atendimento ao paciente, qualifica os funcionários, os professores, o corpo clínico. Segundo, porque nós passamos a ser novamente uma unidade formadora. Até 1989 nós éramos Hospital de Ensino da Universidade Federal de Sergipe, depois passamos quase 20 anos somente prestando assistência. E após a parceria com a UNIT retornamos com a parte acadêmica do Hospital, que sempre teve esse perfil. E agora essa parceria não é somente acadêmica mas, também financeira estrutural, pois com o investimento na UTI, nos ambulatórios, vai melhorar o atendimento dos pacientes e a qualidade da assistência”, finaliza.

Para a Diretora Administrativa Financeira do Hospital de Cirurgia, Márcia Guimarães, a parceria com Instituições de Ensino e Pesquisa traz muitos benefícios para esse Hospital. “Temos muito orgulho desta parceria com a Universidade Tiradentes, porque além de beneficiar a formação de profissionais através da realização de atividades práticas no Hospital de Cirurgia, os resultados do investimento na estrutura trará melhorias também no atendimento à população do nosso Estado e para nossos colaboradores”, relata.