De olho na saúde!

Especialista explica a diferença entre o consumo de margarina e manteiga

Publiciado em 30/10/2018 as 14:56

A população já se habituou a tomar café acompanhada de um pão quentinho, nessa hora a dúvida sempre é entre o consumo de manteiga ou margarina. A nutiricionista do Hapvida, Tanara Ferreira, esclarece as dúvidas sobre o uso e os prejuízos a saúde.



  1. Qual a diferença entre manteiga e margarina?



A manteiga é um produto obtido através da nata do leite, que é batida até a obtenção de uma pasta cremosa e por ser de origem animal é rica em colesterol, possui um cheiro e sabor mais forte. Enquanto a margarina é obtida através de óleos vegetais que são livres de colesterol e sua cor e sabor é mais suave.



  1. Quais os benefícios e malefícios de cada? Caso haja as duas coisas em ambas?



A manteiga por ser derivada do leite mantém grande parte de suas vitaminas e minerais, principalmente as vitaminas lipossolúveis como A, E e K, além de vitamina B. Embora rica em colesterol e gordura saturada que quando consumidos em excesso podem levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares, porém se o seu consumo for moderado (1 porção por dia) não traz malefícios a saúde.



A margarina foi uma opção encontrada pela industria para servir como uma opção mais barata para a manteiga. Durante seu processo de fabricação o óleo vegetal é hidrogenado, deixando de ser líquido e passando a ter uma consistência pastosa, e dando a origem a gordura trans que hoje é reconhecidamente ligada a doenças cardiovasculares e metabólicas. A margarina também possui uma maior dificuldade para ser metabolizada pelo organismo humano quando comparada com a manteiga.





  1. Quais os tipos de manteiga e margarina no mercado?



No mercado hoje existem várias adaptações tanto para margarina como para manteiga como: com sal, sem sal, light, cremosa, sem gorduras trans e aerada.



  1. Qual o tipo de manteiga e margarina ideias para a alimentação?



Quando for consumir tanto margarina quanto manteiga, o ideal é preferir as versões light, com um teor menor de gorduras saturadas e colesterol para manteiga, e com redução ou zero gorduras trans para margarina.

  1. Existe alguma forma correta de utilizar esses alimentos?



Dê preferência a utilizar esses alimentos sem aquecê-los a altas temperaturas e em quantidade pequenas, como, por exemplo, passar uma quantidade equivalente a uma ponta de faca no pão ou torrada integrais.



  1. Quando usada para fritura, o que acontece com a manteiga e a margarina?



Quando a manteiga e a margarina são aquecidos, tem sua composição alterada pelo calor, aumentando a quantidade e disponibilidade das gorduras saturadas devido a quebra das gorduras insaturadas causada pelo excesso de calor.



  1. Qual a mais recomendada para consumo?



Hoje no mercado já existe um creme vegetal que é feito exclusivamente de óleos vegetais rico em ômegas 3 e 6 e vitaminas A e E, e por ser rico em gorduras insaturadas não é prejudicial ao organismo. Porém o seu consumo deve ser moderado, já que embora seja benéfico para a saúde ainda se trata de um alimento bastante calórico.