Partos normais superam os cesários na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes

Publiciado em 31/10/2018 as 10:04

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), gerenciada pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) é estruturada para atender em alta complexidade, mas mantém suas portas abertas atendendo a partir da prática de uma política cidadã e qualificada na assistência humanizada ao parto e nascimento. De janeiro a dezembro de 2017, a Unidade realizou 5.761 partos, sendo 2.908 partos normais e 2.853 partos cesáreos. De janeiro a setembro de 2018, foram realizados 4.214 partos, sendo 2.191 cesáreos e 2.023 normais.

O obstetra cuida antes, durante e depois do parto. Esse cuidado acontece até o parto tardio ou até mais ou menos 40 dias, ou ainda, após este período se houver alguma complicação obstétrica. Quem explica é a obstetra Denise Lima Grossi. Ela observa que após esses períodos a paciente passa a ser acompanhada pelo ginecologista.


Grossi explica que um Pré-natal bem feito repercute na saudade do binômio mãe e bebê. “O papel do obstetra não se restringe ao pré-natal, mas sim ao aconselhamento e planejamento da gestação para que doenças sejam evitadas ou tratadas logo no início e que seja feito um diagnóstico precoce de inúmeras doenças que possam aparecer”, observou a médica.

“As mulheres nos procuram geralmente depois que engravidam para realizar o Pré-natal, e procuram o ginecologista para consultas com queixas diversas, para realizar exames preventivos das mamas e o Papanicolau”, explicou Denise.


Ela atentou que muitos pacientes, infelizmente, não procuram o obstetra com assiduidade para realizar exames anuais de rotina e muitas vezes procuram quando o problema ou a doença já está instalada e não é mais evitável ou tratável.

“Cuidar da saúde e mais que ir ao seu médico quando você já está com sintomas, mas sim, fazer consultas de rotina e ser examinada por um profissional especialista que a oriente e cuide da sua saúde. Lembrando que o exame das mamas, no caso o autoexame funciona como método diagnóstico para várias patologias mamárias, cuide do que você tem mais de precioso que é a sua vida”, disse a médica.