Outubro Rosa: deputada chama a atenção de mulheres e homens sobre o câncer de mama

Publiciado em 01/10/2018 as 21:58

Não é só a mulher que pode ser acometida por câncer de mama. Estudos mostram que pelo menos 1% dos homens, também, já sofrem com a doença que continua matando muito em todo o mundo. Hoje (1), quando inicia a campanha mundial Outubro Rosa, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) chamou a atenção de todos sobre a necessidade do autoexame e de consultar especialistas quando houver qualquer sinal suspeito.
“Antes, as mulheres eram as vítimas. Hoje, os homens também, mesmo em reduzida proporção, já fazem parte das estatísticas de casos de câncer de mama. Então, todos devem estar atentos e procurar se informar, tocar-se, prevenir-se e em caso de suspeita, procurar um especialista em busca de um diagnóstico precoce. O tratamento no estágio inicial, tem melhor resultado”, afirmou a deputada, lembrando que esse tipo de câncer responde por cerca de 28% dos casos registrados no Brasil.
A campanha Outubro Rosa, observou Maria, é um reforço ao trabalho de conscientização de que todos têm que estar atentos à importância do autoexame. “O câncer de mama é um dos que mais mata no Brasil e no mundo. O diagnóstico precoce contribuirá, sensivelmente, para o tratamento e a consequente redução do índice de mortalidade”, observou Maria, lembrando que independente da idade, todos devem tentar identificar possíveis anomalia nas mamas.
De acordo com especialista, durante o apalpamento das mamas é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.