Especialista fala sobre o papel do psicólogo para o bem-estar social

Publiciado em 12/09/2018 as 18:47

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano, seja ele individual ou coletivamente. Entender o ser humano, suas expectativas e frustrações, ou orientar os indivíduos a contornarem os conflitos, é um dos papéis dos psicólogos. Além das questões pessoais, os diversos problemas sociais tem gerado nas pessoas doenças de origem emocional e psicológica. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 350 milhões de pessoas sofrem com a depressão e seus efeitos colaterais ou variáveis, como transtorno bipolar, fobias ou boderline.

 

O psicólogo do Hapvida, Vitor Matos, afirma que a procura por um profissional da psicologia não se limita apenas a pessoas que estejam apresentando problemas psicológicos, mas também na resolução de conflitos. A atuação do profissional está na compreensão do comportamento humano nos contextos socioculturais e familiares que tem como foco a qualidade de vida da pessoa. 

 

"Saber lidar com os pensamentos e com o sentimento, auxiliam nas atitudes para o enfrentamento em diversas situações, como no trabalho, na família, na escola, na universidade que podem gerar sintomas de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, fobias entre outros. A procura pelo profissional pode ser em qualquer público, criança, adolescente, adultos e idoso que apresente algum mal-estar em sua vida”, elucida.

 

O especialista reforça que o tratamento traz resultados positivos, no entanto, o paciente precisa aceitá-lo e confiar no profissional, visto que o psicólogo só tem acesso através da exposição dos problemas citados pela pessoa. “É natural ocorrer resistência e desconfiança, pois não é fácil contar sua intimidade para um desconhecido, mesmo que se trate de um profissional. Por isso, é importante estabelecer um vínculo e mostrar o que a psicologia pode contribuir na vida do mesmo. Vale ressaltar que a terapia só pode mudar a vida de uma pessoa caso haja esse comprometimento, pois psicólogo não aconselha, orienta e aborda em cada situação, os comportamentos apresentados", enfatiza.

 

Vitor Matos explica que não existe um tempo preestabelecido, vai depender da evolução que o paciente apresentar diante da sua queixa e cabe ao profissional decidir isso e observar quando o sujeito já consegue lidar com seus conflitos de maneira saudável. "A psicologia tem um papel fundamental na busca pelo bem-estar das pessoas que procuram tratamento, por isso, os profissionais devem ter o compromisso de realizar suas atividades de maneira ética, sigilosa e com o respeito ao próximo", frisa o especialista.