Amizade entre pais e filhos deve existir

Conheça a vida de um pai que vivencia a paternidade com amizade, sem esquecer os limites

Publiciado em 16/08/2018 as 10:56

A proximidade entre pais e filhos acontece na medida em que o diálogo e o respeito prevalecem. Cada vez, mais os filhos se sentem à vontade para compartilhar suas histórias e experiências. Essa relação de afeto e escuta tem promovido relações mais ternas nas famílias. O médico e gestor do Hapvida, Leonardo Morais Coelho de Oliveira, pai de dois meninos, de 6 e 4 anos, fala sobre sua experiência.

1. Você acredita que o pai deve exercer seu papel desde a gestação? Como foi sua experiência?

Sim. Desde a descoberta da gravidez da minha esposa acompanhei ela em todas as consultas de pré-natal e exames complementares necessários. Toda gestante tem suas limitações por causa da condição gestacional. Por isso, acredito ser importante o pai vivenciar junto com a esposa esses momentos a fim de haver maior integração e menos impacto negativo no convívio social da gestante.



2. Na sua opinião, qual o papel que um pai desempenha na vida dos filhos?

Exemplo de comportamento cívico, social, profissional. Mostrando, através de exemplos práticos, o caminho a ser trilhado para o bem com respeito às leis e comportamento em sociedade.

 

3. Você se considera um pai amigo dos seus filhos?

 Sim, devo proporcionar todas as condições para o desenvolvimento dos meus filhos. E, se nesse trajeto, houver necessidade de maior rigidez ou atitude mais enérgica quebrando o “clima de amizade”, exercerei a minha função de pai, não de amigo. Manter o equilíbrio é sempre importante.

 

4. Desenvolvem algumas atividades esportivas ou lúdicas juntos?

Sim, nós três lutamos jiu-itsu e gostamos muito do esporte.

 

5. Qual mensagem você deixaria para as demais famílias nesse dia dos pais?

Os pais devem estar juntos aos seus filhos tendo muita atenção no comportamento e reações às adversidades de cada filho, respeitando a individualidade de cada um.