Samu realiza quase mil atendimentos pré-hospitalares em uma semana

Publiciado em 30/07/2018 as 20:33

Na semana de 23 a 29 de julho, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) realizou 911 atendimentos, levando assistência pré-hospitalar para pacientes de todo o Estado de Sergipe, seja em domicílios, nas ruas ou em transferências hospitalares. O serviço, que funciona 24 horas, conta com 35 bases implantadas entre a capital e o interior; 10 Unidades de Suporte Avançado (USA), dotadas de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; 32 Unidades de Suporte Básico (USB), que operam com técnico de enfermagem e condutor; e três motolâncias, com o técnico de enfermagem.

Do total de atendimento, 728 foram realizados por meio de Unidades Básicas de Saúde, 183 foram feitos por Unidades de Suporte Avançado e os demais referem-se a transferências interhospitalares, conforme estatística da Sala de Dados e Informações do Samu, que registrou, ainda, como causa da maior demanda da assistência pré-hospitalar os casos de quedas da própria altura, que totalizaram 55. Na sequência, aparecem as quedas de moto, com 24 registros.

Os ferimentos por arma de fogo mobilizaram as equipes do Samu com 10 ocorrências, enquanto os ferimentos por arma branca geraram sete atendimentos. Casos de intoxicação, que têm se tornando uma constante semanal, contabilizaram três casos. Neste caso, as vítimas foram levadas para uma das unidades da Rede Estadual de Saúde.

Trotes

O número de trotes passados para o Samu mantém uma média semanal que gira em torno de 750 e representa cerca de 15% do total de ligações recebidas pelo órgão. Nesta semana, de 23 a 29 de julho, por exemplo, foram 734 brincadeiras de mau gosto praticadas contra o serviço, que tem a missão de salvar vidas. O trote pode comprometer a assistência a quem, de fato, necessita.