Como aproveitar o São João e manter a saúde em dia

Especialista orienta como cuidar da alimentação no período festivo

Publiciado em 22/06/2018 as 10:02

Os festejos juninos sem dúvida são os que mais oferecem comidas deliciosas, desde os saborosos milhos, a pamonha, canjica, amendoim, batata doce, mugunzá e tanta outras guloseimas. 

No entanto, é preciso cuidado dobrado na hora de consumir os alimentos, principalmente as comidas que são vendidas na rua, que o consumidor desconhece a origem e o processo. A nutricionista do Hapvida Saúde, Roseanny Cristina, esclarece quais esses cuidados.

“O primeiro é com a qualidade do alimento e com as questões de higiene. A maioria desses alimentos são perecíveis e acabam estragando com mais facilidade. Muita atenção principalmente com os alimentos que levam leite e são fáceis de ser contaminados”, alerta.

Sobre um dos alimentos favoritos das crianças e do público em geral, o milho verde, a especialista incentiva seu consumo, e afirma ser um dos alimentos mais saudáveis consumidos no período dos festejos.

“O milho é um alimento que possui diversos nutrientes, como carboidratos (por isso é considerado um alimento energético), rico em fibras (que pode auxiliar na saciedade, bom funcionamento intestinal, controle da glicemia - taxa de glicose no sangue - diminuição do colesterol), vitaminas do complexo B (relacionadas à boa função neurológica), vitamina A (responsável pela renovação celular, ação antioxidante) e ferro”, explica.

A nutricionista ainda acrescenta que apesar do milho ser um alimento rico em nutrientes e portanto um aliado da boa saúde, os alimentos derivados dele nem sempre conseguem cumprir com essa função. “Quando essas comidas são preparadas, há a adição de açúcar e gordura, como queijos, leite condensado, entre outros”, ressalta.

A batata doce também está no rol dos alimentos aliados da boa saúde. Já está no ranking dos alimento mais consumidos pelos frequentadores das academias e é uma boa pedida para quem quer aproveitar as festas sem esquecer da alimentação saudável, além de fornecer energia e facilitar o ganho de massa muscular, ela é uma excelente fonte de ferro, potássio e vitaminas C, E e A. “A batata doce também é muito importante para os diabéticos, ela controla a glicemia, pois absorve a glicose mais lentamente”, lembra.