José Hamilton Maciel Silva é o novo secretário da Saúde

Publiciado em 28/05/2018 as 21:54

O governador Belivaldo Chagas anunciou na noite desta segunda-feira, 28, a indicação do médico José Hamilton Maciel para o cargo de secretário de Estado da Saúde (SES). Estava assumindo a pasta interinamente o médico Valberto Oliveira. A posse de Hamilton Maciel está marcada para o dia 7 de junho.

O novo secretário nasceu em 22 de outubro de 1940 em Pão de Açúcar/AL. Formou-se em Odontologia e em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas e é especialista em Psiquiatria Forense e Medicina Legal.

Hamilton Maciel afirmou que aceitou o desafio de assumir a pasta da Saúde com o objetivo de humanizar o atendimento aos pacientes que procuram as unidades do Estado. De acordo com ele, os pacientes ainda sofrem muito ao buscarem assistência médica e hospitalar nas unidades públicas.

O futuro secretário pretende fazer uma análise profunda do sistema e assim definir as metas que possam humanizar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Professor aposentado da Universidade Federal de Sergipe para os cursos de Medicina, Odontologia e Direito, atuou como médico do INAMPS e da Fundação Nacional de Saúde, exercendo diversos cargos de coordenação e chefias. Foi diretor da Clínica Adauto Botelho e Secretário de Estado da Saúde.

Idealizou e fundou a Clínica de Repouso São Marcelo em 1979. Presidiu o Conselho Regional de Medicina de Sergipe (conseguiu a 1a.sede) e a Sociedade Médica de Sergipe (1985-1987/1987-1989), fazendo uma administração inovadora.

Na SOMESE promoveu uma total reforma e ampliação da sede social, fundou o Jornal de Classe e o Museu Médico de Sergipe, com o apoio da Fundação Joaquim Nabuco e da Confederação Nacional da Indústria. Ele teve participações nos Conselhos Penitenciário e Entorpecentes do Estado de Sergipe, foi fundador do Grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) de Sergipe e membro do Conselho Federal de Medicina