Projetos da Saúde reduzem absenteísmo e aumentam oferta de consultas e exames

Publiciado em 04/05/2018 as 20:13

Quando o cidadão aracajuano busca realizar algum procedimento médico através da rede municipal de Saúde, tem à disposição diversas especialidades, com exames de alta e baixa complexidade totalmente gratuitos, seja nos Centros de Especialidades Médicas (Cemar) ou em clínicas particulares conveniadas com a Prefeitura de Aracaju. Mas, apesar da oferta, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem buscando enfrentar um antigo problema: o absenteísmo.

O não comparecimento do paciente para a consulta ou exame, mesmo já estando marcado, além de tirar a vaga de outro usuário, ainda causa prejuízos para administração municipal. “Quando a oferta é no serviço privado, pelo menos, você paga somente pelo serviço que foi prestado, já quando a oferta é de um serviço próprio, como é o caso dos Cemares, os profissionais ficavam parados. Atendia uma ou duas pessoas e o restante não aparecia. Ganhavam, mas não trabalhavam pelo fato de as pessoas não irem fazer os exames”, afirma a diretora do Núcleo de Controle, Auditoria, Avaliação e Regulação da SMS (Nucaar), Tina Cabral.

Visando regular a oferta dos serviços médicos prestados à população, o Nucaar tem tomado uma série de medidas para enfrentar o problema. Uma delas foi a criação do projeto Confirma Aracaju. Agora, os pacientes da rede municipal têm a confirmação da marcação do seu procedimento médico através de mensagem via whatsapp.

“Antes, trabalhávamos com a mensagem de texto, mas somente 3% da população lia e por isso o absenteísmo era imenso. Agora, apostamos no whatsapp e as pessoas estão respondendo, interagindo. Já identificam isso como um ganho para elas”, comemora Tina. De todas as mensagens enviadas, 90% são visualizadas e, deste total, 80% respondem.

Após solicitar o procedimento na unidade de saúde, o paciente deve somente aguardar a mensagem com a confirmação da marcação. “A mensagem informa que a consulta ou exame foi marcado, com horário, local e data, e pergunta se a pessoa confirma. Ela deve digitar ‘sim’, para confirmar que irá comparecer, ‘não’, para desmarcar, ou ‘engano’, caso o número não seja da pessoa procurada”, explica Tina. Com a medida, alguns procedimentos, em que o nível de absenteísmo chegava a 60%, foi reduzido para 20%.

“Caso a pessoa não tenha um celular com whatsapp, nem um número de parente ou amigo que possa passar, ela não vai deixar de fazer o exame. Vai continuar como fazia antes, indo na unidade onde o procedimento foi solicitado, uma vez por semana, para verificar se o exame foi marcado”, acrescenta Tina.

Além do projeto de confirmação através do whatsapp, O Nucaar tem tomado outras medidas para otimizar o serviço oferecido. Uma delas é trabalhar pelo sistema de overbooking, expressão, em inglês, que significa ‘excesso de reservas’. “Aumentamos o número de reservas para além, já imaginando a desistência de alguns. Controlamos isso junto com o prestador do serviço para que, caso chegue mais do que o esperado, não mande embora, atenda, acolha, depois a gente diminui a oferta. Dessa forma, vamos controlando”.

Através de um olhar mais apurado sobre o sistema, a SMS também retirou das filas solicitações que apresentavam problemas. Com isso, mais vagas foram disponibilizadas e o resultado tem sido bastante satisfatório. “A gente saiu fazendo uma limpeza dessas filas, trabalhando internamente. Com isso, conseguimos aumentar em torno de quase 100 mil os nossos procedimentos agendados por mês”, revela Tina. Somente em 2017, foram retirados da fila 125 mil procedimentos irregulares.

Além do aumento no número de consultas e exames, o tempo médio de espera também diminuiu. Atualmente, as longas filas para atendimento de fisioterapia, mamografia, exames de tireóide, mapeamento de retina, entre outros, diminuiu, caindo para uma média de 60 dias.

A informatização de todas as solicitações também ajudou a diminuir o número de desistências. Através do novo sistema, todas as solicitações são feitas virtualmente, são avaliadas por médicos reguladores na SMS, que avaliam a necessidade do caso e, dessa forma, os casos mais urgentes são atendidos primeiro.

“As pessoas precisam entender que aquilo que eu não quero, que não preciso mais, eu tenho que dizer, porque aquilo tem um custo e vai ser revertido para uma pessoa que está precisando. Por isso, peço que as pessoas vão até às USFs, atualizem seus telefones, que vai ajudar a toda a comunidade que usa o SUS e está sendo assistida”, finaliza Tina.