Senadora manifesta preocupação com grande número de casos de câncer

Publiciado em 24/04/2018 as 16:26

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) manifestou a sua preocupação com dados apontados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), segundo os quais em 10% dos municípios brasileiros, o câncer é a principal causa de morte da população. Nesse rol estão os municípios sergipanos de Cumbe e São Miguel do Aleixo, com cuja população a parlamentar democrata se solidariza.

"É uma dura realidade e, infelizmente, muito difícil para os que precisam enfrentar essa doença”, disse Maria, ao se somar à luta da comunidade de Cumbe e de São Miguel do Aleixo que despontam na estatística com 7.887 casos registrados. Segundo o levantamento inédito feito pelo CFM, com base no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), o câncer é o responsável por, em média, 20% dos óbitos em cada um desses municípios.

Para Maria, faz-se necessária que as autoridades constituídas, a partir desses dados, possam atuar na investigação das possíveis causas que tornam as ocorrências de câncer mais frequentes na região. “Precisamos unir forças para que se proceda medidas que visem encontrar explicações para esse grande número de casos da doença nesses dois municípios do nosso Estado”, disse Maria, ao se colocar à disposição para discutir o problema.

“É uma situação alarmante, pois vemos o câncer avançando a cada dia, sem que percebamos saída para combater essa doença que deixa marcas profundas não só no paciente oncológico, mas em todos que o cercam”, afirmou Maria do Carmo, ressaltando que, segundo análise feita pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, “em pouco mais de uma década as neoplasias serão as responsáveis pela maioria dos óbitos no Brasil”.