Em Itabaiana, Belivaldo visita hospital e participa da posse de novo diretor

Publiciado em 23/04/2018 as 20:08

O governador Belivaldo Chagas visitou o Hospital Regional de Itabaiana, onde participou da posse do novo diretor administrativo, o enfermeiro Waltenis Braga Silva Júnior, ao lado de secretários do Estado, vereadores da região, além dos servidores da unidade de saúde. O novo diretor substitui o médico e antigo gestor da unidade, Darcy Tavares, que deixa a pasta para ocupar o cargo de superintendente do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

“Dr. Darcy deixou o hospital em águas mansas, o hospital todo controlado, com todos os serviços funcionando. Então hoje, a gente vai dar continuidade ao que Dr. Darcy está deixando. O sentimento é de continuidade. Esse hospital é referência. Depois do Huse, quem resolve é o hospital de Itabaiana. Para se ter um ideia, nós atendemos em 2017 108 mil pessoas aqui, fazemos cerca de 200 cirurgia por mês. Então é um hospital que resolve”, ressaltou Waltenis.

Na solenidade de posse, que também contou com a presença do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo, Belivaldo explicou como se deu o processo de mudança e escola dos profissionais para atender aos dois maiores hospitais estaduais. “Tenho tido a paciência de pensar no que fazer, de observar as coisas, e comecei acertando. Pelo menos é o que tenho ouvido dizer, quando tive a feliz ideia de indicar Dr. Darcy para ser superintendente do Huse. Darcy fez um trabalho exemplar aqui, a unidade serve de modelo, eu precisava fazer uma mudança de estilo na forma de atender, na forma de tocar o Huse, que não é fácil, por isso a escolha”, afirmou o governador.

Troca de comando

Durante o evento, o médico e futuro superintendente do Huse ressaltou a trajetória frente ao hospital de Itabaiana, bem como as conquistas realizadas na unidade de saúde, através de diversas parcerias. “Sei que os avanços não foram pequenos neste hospital. Tenho certeza da competência, da determinação de Waltenis, porque eu conheço de perto, trabalhou diretamente comigo, era o meu substituto eventual quando das minhas férias e não tenho dúvida alguma que ele fará um bom trabalho. Essa equipe de Itabaiana é valiosa, todos são de dedicação e uma competência inigualável. Entrego este hospital satisfeito e estou com o de sentimento de dever cumprido”, salientou.

Luciano também ressaltou o trabalho do médico frente ao Hospital de Itabaiana, e pediu que o novo diretor fosse bem acolhido pelos servidores da unidade. “Servidores dessa casa, deem o mesmo apoio a Júnior que deram a Darcy”, complementou o presidente da Alese.

Especializado no Sistema Único de Saúde (SUS), o novo diretor traz na bagagem a experiência da atuação dentro do hospital há alguns anos, sendo considerado um braço direito do antigo diretor. Para o governador, o fato de um enfermeiro assumir o cargo mais alto do hospital demonstra a necessidade e a importância da multidisciplinaridade da saúde.

“O fato de você ser uma pessoa da área de enfermagem é muito bom, é uma forma de prestigiar a categoria. O médico não funciona sem o enfermeiro, e o enfermeiro não funciona sem o médico. Tenho certeza de que você vai contar com o apoio de todos, e tudo tem que funcionar em sintonia, como se uma orquestra fosse. Eu acredito em você, sei que vai dar certo, sei que você tem compromisso, sei que você já vinha ajudando Dr. Darcy, portanto, você facilitou a vida dele e ele acaba facilitando a sua também pelo que ele ensinou, e todo mundo em conjunto vai fazendo com que isso funcione. Fiz questão de vir aqui, porque queria fazer essa visita, estar presente nesse momento de troca de comando”, destacou o governador.

Melhoria da saúde

O futuro superintendente do Huse também destacou os esforços do governador para o aperfeiçoamento dos serviços de saúde prestados à população sergipana. “Nesses últimos dias, que tive a oportunidade de conviver com o nosso governador, senti nele essa firmeza, essa sensibilidade para com a solução dos problemas de saúde que atinge nosso estado. Estou bastante esperançoso, com coragem e disposição, pois sei do apoio e determinação do governador para nos ajudar e ajudar todos que precisam do atendimento do SUS, principalmente à população mais carente”, complementou Darcy.

Durante a visita, o governador também conheceu as novas instalações do hospital, que conta com um recém-inaugurado e moderno centro cirúrgico com três novos leitos, além da instalação do novo tomógrafo, que deve começar a funcionar nos próximos dias, atendendo a uma demanda existente na região.

"Estabelecemos um atendimento baseado no risco e não mais na ordem de chegada, dentro dos padrões da classificação de risco. Inauguramos, em sequência, uma UTI com dez leitos que nada deixa a desejar a nenhuma UTI do país, totalmente equipada, com plantonista, com pessoal capacitado para o exercício dessa função. Por último, deixamos esse equipamento que é o tomógrafo, que muito vai nos ajudar no diagnóstico e no auxílio na conduta terapêutica, evitando as transferências para o Huse, no qual, a partir de amanhã, exercerei a função de superintendente", explicou Darcy.

Funcionária do hospital Garcia Moreno, Rosimeire Santos Silva destacou a chegada do equipamento, que agilizará não só o trabalho da equipe, como também vai contribuir com a melhora dos serviços prestados à população. “Esse tomógrafo é uma benção que veio para Itabaiana e toda região. Para as pessoas das cidades vizinhas e de fora do estado, facilita muito e alivia muito o atendimento no Huse. Um presente para as pessoas carentes que não tem condições de fazer um tratamento particular”, comemorou.

A professora Janice Sampaio também elogiou o hospital de Itabaiana e a equipe que atua ali, e vê com otimismo as mudanças que estão sendo realizadas. "Esse hospital é de excelente qualidade. Nunca cheguei e fui mal atendida aqui. Sabemos que tem deficiência, mas tenho certeza que com essa nova gestão de Belivaldo Chagas os problemas serão sanados", disse.

Filarmônica

Ainda em Itabaiana, Belivaldo Chagas celebrou novo contrato de patrocínio com a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, uma das cinco Organizações da Sociedade Civil com projetos selecionados para receber recursos da ordem de R$ 650 mil oriundos do Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNDECRIA). O Fundo é destinado a instituições com ações que atendem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade em todo o estado.

A seleção foi feita por meio de edital e também foram contemplados o Centro Integrado Raio de Sol, o Instituto Dom José Brandão de Castro, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC e a Associação Beneficente Santa Terezinha do Menino Jesus.

“Quando a gente chega ouvindo música e ainda mais ouvindo através dessa Filarmônica, o coração fica mais alegre, mais cheio de vida. Parabéns pelo trabalho excepcional que vocês fazem em Itabaiana, utilizando a música para o trabalho social grande alcance entre os jovens”, disse o governador.

Na opinião do musicista Wagner Santana, integrante da Filarmônica, o convênio é muito importante para a manutenção da Filarmônica. “Esse convênio é muito importante para todo o Agreste. Tem 15 anos que faço parte, já sou um professor da instituição e estou me formando em nível superior graças a essa instituição. Sem esse convênio, gente não teria como dar prosseguimento ao trabalho, porque a gente precisa de material e de recursos humanos”, disse.

"A Filarmônica é um empreendimento cultural da nossa cidade, da nossa região. A Filarmônica vem ajudando no combate a exploração do trabalho infantil e a violência sexual infantil através da música", declarou o maestro Valtênio Alves de Souza.

Atualmente, a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição atende 650 alunos e recebeu R$ 200 mil para a manutenção das atividades e pagamento de professores e monitores. A Filarmônica mantém o Instituto de Música Maestro João de Matos, o Espaço Cultural Padre Francisco da Silva Lobo, a Banda Jovem, a Banda Sinfônica, a Orquestra Preparatória, a Orquestra Sinfônica de Itabaiana, a Orquestra Experimental e Banda Infanto-juvenil, entre outros grupos e atividades.