Reality show: por que cada vez mais as pessoas são atraídas por esses tipos de programa?

Publiciado em 14/03/2018 as 20:44

Milhares de pessoas se inscrevem para participar de programas de convivência como o Big Brother e outros, pois se sentem atraídos por diversos fatores, desde a proposta do prêmio, possibilidade da fama e projeção de uma carreira. A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde, fala sobre essa motivação.

 

“Inicialmente, a ideia do prêmio seria a principal motivação para a exposição em programa de reality show, entretanto, foi percebido que, existem outros ganhos com a exposição humana que, não é original desses programas, há muito tempo, essa exposição é explorada. Mesmo quando não agrada, o ganho pode vir em forma de parcerias e conhecimento”, explica.

 

A psicóloga ainda coloca que a curiosidade pela vida do outro não é recente. “A vida alheia atrai a atenção das pessoas como se fosse um mecanismo de defesa. Ao se deparar com a vida do outro, pretende-se, naturalmente, esquecer os próprios problemas, ou ainda, existe uma propensão espontânea em pensar que a vida do outro é sempre mais interessante que a sua, daí é que encontra-se esse interesse pela vida do outro”, acrescenta.

 

A especialista ainda ressalta que o público não está exigente com relação ao comportamento dos participantes no que concerne ao politicamente correto. “O país, quando se trata de escolha em massa, ainda não se percebe uma hegemonia nos critérios adotados ou, a escolha de alguém pode ser realizada com base em simpatia e não por valores morais. Sendo, muitas vezes, uma identificação com o personagem mais popular”, destaca.