Governo entrega nova unidade oncologica do Huse à população

Publiciado em 16/03/2018 as 06:42

A Saúde de Sergipe está próxima de fazer história. Isso porque nos próximos dias, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), entregará à população a nova unidade de radioterapia instalada no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) que trará uma expressiva melhora nos serviços prestados aos pacientes oncológicos de todo o Estado. Com o novo equipamento, o hospital dobrará a capacidade de atendimento e deverão ser realizadas em média 120 sessões de radioterapia por dia.

 “A nova radioterapia é um marco para Sergipe. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) fez a liberação do equipamento e a máquina está pronta para começar a operar. Estamos fazendo os últimos ajustes e entregaremos a nova unidade nos próximos dias. Hoje, a radioterapia do Huse faz em média 60 sessões por dia, e com o novo equipamento, duplicaremos, de forma gradativa, os atendimentos. Estamos muito felizes porque a nova radioterapia trará grandes melhorias para o tratamento dos pacientes oncológicos. É uma grande vitória”, disse emocionada Katiúcia Bonfim, física médica da Oncologia do Huse.

Ela ressalta ainda que, com a nova radioterapia, a fila de pacientes que necessitam de tratamento será zerada. “Como duplicaremos as sessões, conseguiremos zerar a fila existente. Esperamos mais de 15 anos por esse novo aparelho e, agora, teremos uma nova realidade no serviço de oncologia da Rede Estadual de Saúde. É um momento muito especial, tanto para os profissionais envolvidos, quanto para os pacientes”, declara.

 O aparelho é um acelerador linear CX da Varian, com duas energias de fótons (para tumores mais profundos) e cinco energias de elétrons (para tumores mais superficiais).

 Fila

Quando o secretário Almeida Lima assumiu a SES, em janeiro de 2017, havia 680 pessoas na fila à espera de tratamento radioterápico e, devido às diversas medidas tomadas pela atual gestão em benefício dos pacientes oncológicos, este número foi reduzido para menos de cem. Inclusive, por estar recebendo manutenção adequadamente, o aparelho de radioterapia do Huse não apresentou mais problemas e os tratamentos não foram interrompidos.