Namoro à distância: você está preparado para esse desafio?

Especialista explica como lidar com essa situação

Publiciado em 31/01/2018 as 17:30

Cada vez mais as pessoas estão usando recursos que aproximam umas das outras a quilômetros de distância, através da internet amizades são construídas e relacionamentos amorosos formados, mostrando que a distância não é empecilho para quem está apaixonado. A psicóloga Sarah Lopes, do Hapvida Saúde, fala como a situação pode ser encarada.

 

“O namoro à distância pode parecer muitas vezes complicado, mas ao encarar essa situação não deve ser visto somente os pontos negativos. Claro que isso vai depender da distância, dos motivos, carinho e afeto que um tem pelo outro. Sabe aquela conversa de que a saudade faz reascender o amor, ela é verdadeira sim, mas o contrário também pode acontecer, o segredo é não deixar amornar os sentimentos ou se habituar com a distância. Então, é sempre bom ver como um desafio que pode ou não dar certo, mas pra saber, é preciso tentar”, explica.

 

Para fazer dar certo o relacionamento, a especialista reforça que é preciso saber lidar com os pontos negativos e contorná-los. “É preciso se acostumar com a dificuldade de comunicação em determinados horários, ciúmes excessivos, controle dos passos do outro e o distanciamento emocional. Mas também têm os pontos positivos dessa relação, a saudade pode alimentar a paixão, possibilita conhecer mais o outro por causa das longas conversas, demora a cair na rotina e fortalece os laços de confiança”, ressalta.

 

Além disso, segundo Sarah Lopes, a distância pode fortalecer os laços permitindo que as pessoas se conheçam mais, e percebam que estão juntas porque se gostam realmente.

 

Entre os problemas mais apresentados nesse formato de relacionamento está o ciúmes excessivo e a insegurança. “A insegurança ou o ciúmes são traços característicos de algumas pessoas, não é regra de que toda relação à distância será regida pelos ciúmes, até porque, existem pessoas ciumentas mesmo quando estão próximas. Neste caso, é preciso trabalhar a confiança. Se você tem o hábito de desconfiar de todos em todas em suas relações, saiba que o problema pode estar em você, não na relação”, orienta a psicóloga.

 

A especialista destaca que a confiança é a base para toda a relação. Seja à distância ou presencial. “Para dar certo, caso sinta-se melhor, alguns acordos poderão ser feitos, sempre levando em consideração que as restrições do outro são também as suas. Se o casal quer ficar junto e fazer dar certo, as coisas fluirão naturalmente e os dois só tendem a valorizar ainda mais os períodos em que puderem estar na presença um do outro”, pontua.