Consultas e exames oftalmológicos são ofertados pela Prefeitura de Aracaju

Publiciado em 26/01/2018 as 02:05

Cuidar da saúde dos olhos envolve várias ações como não levar a mão suja à região do rosto, dormir e alimentar-se bem, mas principalmente procurar um médico oftalmologista com frequência. Muita gente não sabe, mas a Prefeitura Municipal de Aracaju, através do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do conjunto Augusto Franco, oferece um serviço com qualidade para quem necessita de atendimento oftalmológico.



Uma equipe composta por nove profissionais garante a oferta de consultas e exames para os aracajuanos. No local, são realizados exames de ‘refração’, para identificar se a pessoa consegue enxergar e estabelecer o grau dos óculos, caso sejam necessários, de ‘tonometria’, que mede a pressão intra-ocular, e ‘mapeamento de retina’, para avaliar o fundo do olho. Todos esses exames estão inseridos na consulta oftalmológica.



Segundo a coordenadora do Cemar, Carmen Andrade Bittencourt, os pacientes que chegam ao local são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF). “O médico das unidades de saúde direcionam os pacientes para o Cemar, onde é feito todo o acompanhamento. Depois da primeira consulta, a pessoa não precisa passar pela USF. Ela pode vir direto porque o cadastro dela já vai estar atualizado, pois teve o primeiro contato”, afirmou.



De abril a dezembro de 2017, foram atendidos mais de 5.600 pacientes no Centro. Desse total, a maioria é mulher, de todas as faixas etárias. “Todas as pessoas devem procurar um médico para cuidar da saúde dos olhos, mesmo que não sinta nenhum incômodo. Quando o bebê nasce é obrigatório o teste do olhinho. No início da fase escolar, também é necessário fazer o exame para verificar se a criança tem vício refratário, pois, às vezes, ela tem um problema para enxergar, tem dificuldade na escola e não é detectada. A depender da idade e histórico médico, as consultas de rotina podem ser anuais ou semestrais”, alertou o médico Eudo Mendonça.



Glaucoma



No Cemar, também são atendidos pacientes com glaucoma. De maio a dezembro do ano passado, foram registrados 2.784 atendimentos. De acordo com o médico, Eudo Mendonça, o paciente ao chegar passa por uma avaliação geral, onde são observados vários aspectos. “Analisamos se o paciente tem na família alguém com a doença e se a pessoa usa algum tipo de medicamento. Além disso, solicitamos outros exames e marcamos o retorno dele. A pessoa é acompanhada a cada três meses. É bom lembrar que o glaucoma é uma doença silenciosa, crônica e degenerativa e precisa do controle para que não venha a ter a baixa da visão. Por isso, é importante respeitar o período de consulta”, explicou o médico.



O aposentado João Francisco de Souza Neto foi diagnosticado com glaucoma há dez anos. Desde que descobriu a doença, não se descuidou. A cada três meses, ele é reavaliado pelo médico. “Deus me livre de deixar de vir, eu me sinto bem demais aqui. Os médicos são muito atenciosos e cuidam da gente, além de ser de graça. Temos que aproveitar, enquanto o serviço é oferecido”, disse satisfeito