Ano Novo, planos novos: Saiba a importância de planejar as ações para o ano que vai entrar

Publiciado em 31/12/2017 as 12:15

Todos os anos milhares de pessoas planejam uma lista de coisas para realizar, no entanto, muitas dessas listas não conseguem ser realizadas, isso porque, muitas vezes, almejamos realizar algo que está além do que é possível naquele momento. O ano novo representa um começo de ciclo e fim de outro, sendo assim, se renovam as esperanças e novos sonhos surgem. Diante desse período, Sarah Lopes, psicóloga do Hapvida, orienta como planejar as atividades do novo ano.

“É comum, no início do ano, que as pessoas se encham de energia, e, com ela, acabam por estabelecer metas para que possam ser cumpridas, porém, é preciso ter cuidado para que as metas não se tornem obsessão ou ainda, que não se caia na frustração em não conseguir alcançá-las, este último é, com certeza, o mais comum”, explica.

Sarah Lopes enfatiza que escrever as metas ajuda a lembrar que é preciso realizá-las, além disso é importante que os planos sejam tangíveis. “A meta ou o objetivo deve ser algo alcançável. As metas também não devem ser muitas, escolha, pelo menos, as 5 principais, e a medida em que forem realizadas outras poderão ser colocadas no lugar”, adverte.

Para que os planos sejam realizados é fundamental traçar prazos e determinar as condições necessárias para sua realização. “Todas as metas deverão ter um prazo inicial, e esse prazo deve ser atendido, lembre-se que a meta é algo positivo e o melhor beneficiado é você. No meio do ano reavalie sua conduta, seus prazos e suas dificuldades e lembre de refazer os planos quando for preciso”, destaca.

A psicóloga ressalta que é preciso tentar realizá-los com leveza e avaliar as dificuldades para começar um ano de 2018 com tranquilidade e sem pressões.