Descoberta de abscesso reforça a importância da inspeção nos frigoríficos

Publiciado em 18/11/2017 as 07:35

Numa inspeção realizada em um bovino no Frigorífico Serrano, indústria localizada no município de Itabaiana, no Agreste do Estado, foram detectados abscessos (bolas de pus) na parte interna dianteira da carcaça, na altura do gradil costal e peito. A identificação das lesões foi realizada por um médico veterinário no exame pós mortem, quando o animal é sacrificado, já que ele não apresentou nenhuma alteração antes de ser abatido.

A inspeção realizada pelo médico veterinário evitou que partes de um bovino, impróprias para o consumo humano, fossem parar na mesa dos consumidores. Toda a carcaça e suas respectivas vísceras foram desviadas para o Departamento de Inspeção Final (DIF), onde passaram por análise completa do Fiscal Estadual, e posteriormente foi constatada a impossibilidade de consumo de toda a parte dianteira. O material condenado foi incinerado.

A médica veterinária Juliana Mota lembra que muitas vezes o gado, aparentemente saudável, pode apresentar sérias doenças como tuberculose, brucelose ou cisticercose. Por isso a importância do profissional habilitado nos frigoríficos. "Se não forem identificadas antes de irem para comercialização, a carne com essas patologias podem provocar vômitos, febre, dores de cabeça, diarreias e até a morte", comentou.

Juliana reforça a importância de ter um médico veterinário inspetor na linha de abate. “Tal fato demonstra a extrema importância de um médico veterinário, garantindo a qualidade do produto, detectando carcaças com sinais patológicos que possam comprometer saúde da população”, finalizou