Conheça os benefícios do orgasmo para a saúde

Publiciado em 15/11/2017 as 17:15

Tabu entre alguns grupos sociais e celebrado em outros, o orgasmo é o momento ápice de prazer em uma relação sexual, muitas pessoas sentem dificuldade de alcançar esse nível de prazer e isso pode se dar por inúmeros motivos, sejam eles fisiológicos ou psicológicos. A psicóloga do Hapvida, Sarah Lopes, fala sobre a importância do orgasmo para uma vida saudável e satisfatória.

 

“O orgasmo além de proporcionar uma sensação de prazer, a dopamina também é responsável pela memória e controle do movimento. Então, o principal benefício do orgasmo está na estimulação da produção da dopamina, consequentemente, o nosso cérebro mantem o controle dos movimentos, melhora a qualidade da memória além de permitir o prolongamento da sensação de prazer.”, explica.

A especialista informa que o orgasmo age no cérebro se conectando com o corpo através das sinapses. “As sinapses, para ocorrer, são “motivadas” por determinadas substâncias (neurotransmissores) que juntas, compõem o nosso bem estar. É o que ocorre com a Dopamina (chamado de hormônio do prazer). No momento do orgasmo, há uma liberação na produção de dopamina, o que faz com que o nosso corpo experimente uma sensação de relaxamento intenso, além disso, sensações positivas que fazem com que esta sensação seja prolongada.”, elucida.

Durante o momento de prazer podem acontecer espasmos, a psicóloga explica que esses espasmos são como reflexos da comunicação entre a dopamina e a endorfina. “O nosso corpo começa a ser preparado para a atividade sexual, e isto envolve, respiração curta, aumento dos batimentos cardíacos. todas essas sensações motivadas pela dopamina, assim, ao chegar ao orgasmo, o cérebro também lança mão de uma substância “neutralizante” da dopamina, a endorfina, temendo um esgotamento físico, essas duas substâncias reagem uma “contra” a outra causando os espasmos até que as substâncias se normalizem.”, descreve Sarah Lopes.

O organismo vai adquirindo diversas reações ao longo do momento de prazer, a psicóloga explica que ainda na intenção do ato sexual o corpo pode passar por algumas mudanças. A excitação é o primeiro momento para que o corpo passe pelas mudanças que permitirão um bom desempenho sexual, começando pelo aumento dos batimentos cardíacos através da liberação da adrenalina, isto porque, a circulação sanguínea deve atender a toda necessidade muscular para a agitação no momento do sexo, para isso, existe também uma vaso dilatação, ou seja, as artérias ficam mais largas permitindo o fluxo sanguíneo mais livre, o ritmo pulmonar também é intensificado, todas essas mudanças corporais em poucos minutos fazem com que o nosso corpo físico esteja preparado para a descarga hormonal que consiste o ato sexual.”, explicita.