Aracaju recebe a carreta do Hospital do Câncer de Barretos

Publiciado em 20/10/2017 as 13:41

Neste sábado, 21, acontece a terceira edição do Programa Vereador em Ação, um projeto do vereador Dr. Gonzaga (PMDB) que leva serviços gratuitos para a população de bairros carentes da Capital. Desta vez, o evento traz a carreta do Hospital do Câncer de Barretos (HCB) para o bairro da Soledade, para realizar mamografias em mulheres da região, que foram previamente cadastradas, de acordo com os critérios estabelecidos pelo hospital.
A unidade móvel do HCB é uma carreta adaptada com mamógrafo, consultório e sala de espera pata atender a população de diversas cidades no interior de Sergipe. A Unidade de Prevenção teve a vinda liberada para atender em Aracaju por intermédio do apoio do senador Eduardo Amorim (PSDB/SE), que fez o pedido diretamente ao diretor-presidente do Hospital de Câncer de Barretos.
Em entrevista ao jornalista André Barros, na manhã de hoje, na 103 FM, Dr. Gonzaga explicou que a ideia de trazer a carreta para Aracaju surgiu durante a realização da segunda edição do programa Vereador em Ação, realizado em julho deste ano, quando o Senador Amorim visitou o evento no bairro Lamarão.
“Satisfeito com a repercussão do programa, o Senador se comprometeu em colaborar com a próxima edição do programa e deixou a Carreta do Hospital do Câncer à nossa disposição para atendermos às mulheres carentes da periferia, sem acesso ao exame de mamografia”, disse Dr. Gonzaga, acrescentando que escolheu o bairro Soledade, porque dá para atingir outras regiões próximas.

O evento enfoca a campanha do Outubro Rosa e a prevenção e combate ao câncer de mama, uma das maiores preocupações do vereador.
“Recentemente, realizamos um levantamento rápido em bairros como Soledade, Cidade Nova e Santos Dumont, e constatamos que a maioria das mulheres nunca tinha feito uma mamografia nem procurado uma unidade de saúde para realizar”, alertou Dr. Gonzaga.
“Neste sábado, vamos atender 40 dessas mulheres, que passaram por um cadastro dentro dos critérios do HCB e faremos uma ação de conscientização sobre os principais meios de prevenção do câncer de mama, incluindo o costume de fazer o autoexame”, explicou.