Cursos de Saúde da Unit realizam o Outubro Rosa Riomar

Publiciado em 17/10/2017 as 10:21

De 17 a 19 de outubro, os cursos de Saúde da Universidade Tiradentes – Unit –, em parceria com o Shopping RioMar, promovem a ação ‘Câncer de mama: conhecer, prevenir e discutir’. Durante o período, o evento de caráter educativo e preventivo irá oferecer iniciativas humanizadas e gratuitas que disseminam a importância da prevenção precoce do câncer de mama.

Realizada por alunos e professores dos cursos de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Estética, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Farmácia, o evento acontecerá em frente à Livraria Saraiva, no piso superior do Shopping RioMar, em Aracaju.

A equipe profissional da Unit irá ofertar serviços como autoexame das mamas, agendamento para exame citopatológico no Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Unit, explanação sobre quimioprevenção bucal, oficinas do Batom e Turbante, manipulação e distribuição de cosméticos farmacêuticos, avaliação nutricional – IMC e CC –, degustação de bolos saudáveis, entre outros.


Todas as iniciativas serão renovadas dia a dia, conforme a programação.

Primeiro dia

No dia 17, os cursos de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia e Ciências Biológicas estarão à frente das atividades.

A coordenadora de Odontologia, professora Simone Guedes, fechou a programação do estande com quimioprevenção utilizando própolis e ‘Oficina do Batom’, que trabalha a autoestima de mulheres.

Já as atividades do estande de Enfermagem, de acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Pureza Santa Rosa, contarão com educação em saúde para o autoexame das mamas e a prevenção do câncer de mama; exame clínico das mamas; agendamento para exame citopatológico no Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher da Unit; além de uma oficina de turbante.

Segundo dia

No dia 18, os cursos de Biomedicina, Estética, Enfermagem e Medicina prestarão serviço durante o Outubro Rosa. De acordo com a coordenadora de Biomedicina, professora Ana Paula Prata, haverá jogo e vídeo sobre HPV e perguntas e respostas sobre câncer de mama.

A coordenadora de Estética Andréa Vasconcelos oferecerá, junto com seus alunos, hidratação de pele e massagem express.

Já o curso de Fisioterapia, de acordo com sua coordenadora, professora Luciana Zago, levará os serviços de orientação quanto à autoavaliação; orientação de exercícios que podem ser realizados após a mastectomia; drenagem linfática e orientações para o linfedema; mostrará a anatomia das mamas e como deve ser feita a massagem de prevenção.

Terceiro dia

Na quinta-feira, 19, será a vez dos cursos de Farmácia, Nutrição e Enfermagem prestarem serviço a favor da prevenção do câncer de mama.

De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, professora Juliana Dantas, alunos e professores farão manipulação e distribuição de cosméticos farmacêuticos.

Já o curso de Nutrição, segundo o coordenador do curso, professor Hugo Xavier, levará avalição nutricional por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e Circunferência da Cintura (C.C); demonstração de alimentos in natura com substância/nutrientes protetores do corpo que previnam o câncer, incluindo alimentos que propiciem o surgimento da doença; demonstração de alimentos que contém mais sódio e açúcar e o destaque para o prejuízo à saúde; degustação de bolo saudável para os visitantes do estande, com reprodução da receita e das dicas nutricionais.