Maria Mendonça cobra ampliação do tratamento para pacientes com câncer em SE

Publiciado em 09/10/2017 as 18:24

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) cobrou a ampliação do convênio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com a Clínica de Radioterapia de Sergipe (Clinradi). De acordo com a parlamentar, mesmo após a celebração do contrato, proposto através de uma Indicação subscrita por vários parlamentares, ainda existem pacientes à espera do tratamento no SIGAL, órgão vinculado à SES, responsável pela regulação da fila. “O governo, de fato, não está interessado em cuidar de um problema tão sério que é o câncer em nosso Estado”, lastimou.

Maria Mendonça relatou que recebeu a informação de que o convênio celebrado pela Secretaria contemplou apenas 25 pacientes, muito embora, a Clinradi possua uma “estrutura capaz de atender em mais de um turno e garantir a exclusão dessa lista de espera que é vergonhosa”, como ficou demonstrado durante visita realizada por uma comissão de parlamentares à unidade hospitalar.

A deputada lembrou que um dos motes da campanha Outubro Rosa é, justamente, a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer para aumentar as chances de cura. “As pessoas estão morrendo aguardando apenas uma oportunidade para serem atendidas”, alertou Maria Mendonça, ressaltando que a alegação da SES de que o tratamento será ampliado no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) até o final do ano não pode servir como justificativa para manter a Clinradi subtilizada.

A parlamentar reforçou que pretende continuar defendendo a ampliação da oferta do tratamento oncológico no Estado e conclamou seus pares para que aprofundem as discussões em torno dos encaminhamentos necessários para assegurar a melhora da assistência na rede de oncologia. “É preciso que tenhamos a clareza da nossa responsabilidade de defender as vidas que estão fragilizadas com essa doença”, apelou Mendonça.