Governador visita obras da Maternidade Hildete Falcão

Publiciado em 25/08/2017 as 17:56


O governador do Estado, Jackson Barreto, acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, visitou hoje, 25, a obra de reforma da Maternidade Hildete Falcão. A reestruturação, iniciada em maio, disponibilizará 55 novos leitos: 40 para a maternidade, 10 para a UTI Neonatal (UTin) e 5 para a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin). Com a reabertura, prevista para correr ainda este ano, o atendimento às mulheres da capital e do interior será expandido. O investimento na obra é de aproximadamente R$ 2 milhões.

Para o governador, a reforma representa o compromisso do governo do Estado com a saúde e uma forma de responder às necessidades da população, trazendo mais um espaço de acolhimento. “Estou extremamente feliz, pois essa é uma obra de cunho social muito importante. Quero que tudo esteja pronto até o natal, porque será o melhor presente que podemos dar às famílias mais pobres de nosso estado, particularmente para as mulheres carentes da periferia de Aracaju”.

A unidade cumprirá o estratégico papel de receber parte das parturientes de baixa complexidade, que representam 25% do público atendido atualmente pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), destinada aos casos de alta complexidade e que realiza, por mês, cerca de 600 partos. “A Hildete Falcão atenderá aos partos de baixo risco, exatamente para fazer contraponto à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, voltada para casos de alta complexidade. Mas teremos aqui também leitos neonatais, ou seja, para atender às crianças recém-nascidas que precisam de uma assistência imediata”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima.

O secretário executivo da Saúde, Luís Eduardo Correia, estima que serão realizados 300 partos mensais na unidade, o que auxiliará também a diminuir a demanda atendida pela Maternidade Santa Izabel, que hoje realiza de 900 a 1.000 partos mensais.

Ampliação

Com a ampliação, além dos novos leitos, a estrutura da Hildete Falcão contará também com salas de raio-x, salas para a realização de exames de eletrocardiograma e ultrassom, um laboratório, um miniauditório e uma recepção com capacidade para até 40 pessoas.

O ambulatório de retorno do recém-nascido de alto risco (follow-up) da MNSL e o Banco de Leite Marly Sarney (BLH), que já funcionavam no local, retornarão ao prédio após a sua inauguração. "O Banco de Leite é referência no esatdo. Já o ambulatório de follow-up atende cerca de 1.400 crianças nascidas de forma prematura ou que apresentam alguma patologia. São atendidas crianças que apresentam situações de risco como ganho inadequado de peso ou bebês com microcefalia, por exemplo", explicou Luís Eduardo Correia.

Ambulâncias

Durante a visita o governador questionou ao secretário Almeida Lima sobre o planejamento para revitalização e ampliação do número de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o gestor da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já foram entregues 28 ambulâncias reformadas, já colocadas na frota. Quanto às novas ambulâncias, a SES já entrou em contato com os fabricantes no Brasil para aquisição de novos veículos, mas as fábricas não tem disponibilidade para vendas