Especialista explica os benefícios da amamentação

Publiciado em 21/08/2017 as 09:19

A primeira semana de agosto é celebrada a Semana do Aleitamento Materno, período esse que serve para promover discussões e reflexões acerca da importância e também das dificuldades da amamentação. A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que o leite materno seja exclusivo até os 6 meses de vida,desde que o crescimento e desenvolvimento do bebê estejam adequados. Porém, o ideal é amamentar a criança o máximo de tempo possível, desde que seja prazeroso para a mãe e para o bebê. Após os 6 meses, deve adicionar outros alimentos gradativamente, como sucos de frutas, frutas naturais, até a adaptação completa do bebê, instrui Mônica Thaysa Rocha Cavalcante, obstetra do Hapvida Saúde.


Segundo dados da Unicef, o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida poderia evitar anualmente a morte de 1,3 milhão de crianças menores de 5 anos de países em desenvolvimento. A amamentação traz diversos benefícios para os recém-nascidos e para as mamães, principalmente a primeira depois do nascimento da criança, que é o colostro. A amamentação reduz em 22% a mortalidade neonatal.
Para as mães, diminuem os riscos de hemorragia, as contrações uterinas e diminui o risco de câncer de mama, ovário e endométrio.

No entanto, apesar de inúmeros benefícios, o processo da amamentação não é fácil, a adaptação pode vir acompanhada de dores, incômodos, rachaduras nos seios, forma errada do bebê pegar o bico do seio, entre outros. A obstetra destaca que é preciso continuar tentando, mesmo diante das dificuldades.
“É fundamental a escolha de um lugar confortável para sentar, que tenha um bom apoio para as costas.O uso de almofadas comuns ou de amamentação facilita na hora de levar o bebê ao peito, assim não sobrecarrega os braços. O posicionamento da boca do bebê é imprescindível para não machucar a mãe, sendo assim o bebê precisa abocanhar uma parte do seio e não apenas o bico”, orienta.

Segundo a especialista, quando o bebê pega o peito da forma correta, não causa dor, para isso, o bebê deve colocar quase a aréola inteira dentro da boca para mamar, assim, quanto mais o bebê suga, mais a mama é estimulada a produzir leite.Além disso, é importante não acreditar em alguns mitos como o tamanho do peito para a produção de leite.

A alimentação balanceada, rica em vitaminas e proteínas é a melhor opção. Especialmente porque o período de amamentação também pede que as mães tenham alguns cuidados com a ingestão de alguns alimentos, bebidas e medicações até para evitar as cólicas nos bebês. A especialista indica para as mães alguns desses cuidados:

1. Evitar o consumo exagerado de alimento rico em açúcar, sal e gordura
2. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros
3. Evitar consumo de café, chocolate e estimulantes
4. Evitar frutas cítricas e alimentos apimentados