Governo inaugura Centro de Odontologia do Ipesaúde nesta quinta

Publiciado em 16/08/2017 as 19:28

Nesta quinta-feira, 17, o governo do Estado vai inaugurar novo Centro de Odontologia do Ipesaúde “Maria Viana de Bragança”. Durante o evento, também será assinado Termo de Cooperação Técnica entre o Ipesaúde e a UFS, que será executado sob a forma de assistência na promoção de saúde, estágios curriculares obrigatórios, aulas práticas, seminários e cursos, com a utilização das unidades para fins assistenciais e educacionais – podendo ainda contar com a participação de alunos e professores da área da saúde da Universidade Federal para trabalharem nas unidades do órgão e atenderem aos seus beneficiários. A solenidade ocorre às 16h, no prédio do antigo centro de Diabetes, na Praça da Bandeira.

O novo Centro de Odontologia “Maria Viana de Bragança” absorverá o atendimento realizado, atualmente, na Rua Campos. Com essa mudança, será possível ampliar a capacidade de 150 para 350 atendimentos odontológicos semanais, incluindo os usuários do interior do estado.

A nova unidade dispõe de 12 consultórios, dependências para coordenação, almoxarifado, setor de esterilização, odontologia preventiva, além de banheiros adaptados para deficientes, perfazendo um total de 330m² de área construída.

O investimento foi de R$ 800 mil em equipamentos e insumos para oferecer atendimento de qualidade nas mais variadas especialidades da odontologia, a exemplo de clínica geral, endodontia, periodontia, odontopediatria, atendimento a pacientes com necessidades especiais e cirurgia buco-maxilo-facial. O funcionamento inicialmente acontecerá todos os dias, das 07h às 22h, tanto nas especialidades clínicas, quanto também na urgência.

Outra novidade será o prontuário eletrônico. Com esse mecanismo, os pacientes do interior poderão agendar a consulta e os procedimentos em uma das cinco unidades regionais do Ipesaúde, sem a necessidade de se deslocar para Aracaju apenas para a marcação e comparecendo apenas para consulta.

Homenageada

Maria Viana Tavares de Bragança nasceu na cidade de Laranjeiras em 1918. Graduou-se em odontologia pela Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em janeiro de 1941. Retornou a cidade de Aracaju e teve o seu diploma registrado no Departamento de Saúde Pública de Sergipe, em dezembro de 1950.

Exerceu suas atividades profissionais tanto na clínica privada como no serviço público. Foi dentista na antiga Escola Normal Sergipe, como também no Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários - IAPC e posteriormente INAMPS. Aposenta-se em 03 de dezembro de 1984.