Maria Mendonça volta a apelar pelo tratamento para pacientes com câncer

Publiciado em 07/06/2017 as 19:40

A deputada Maria Mendonça (PP) voltou a apelar ao Governo do Estado que envide os esforços necessários para ampliar a assistência aos pacientes oncológicos em Sergipe. Esta semana, após ouvir a explanação do médico Willian Soares, um dos sócios da Clínica de Radioterapia e Imagem (Clinradi), no plenário da Assembleia Legislativa, a parlamentar solicitou que a Mesa Diretora da Casa que autorize a Comissão de deputados (que visitou a Clinradi) a entregar as Moções de Apelo ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, e ao governador Jackson Barreto, aprovadas na semana passada, para que estabeleçam convênio do Sistema Único de Saúde com a Clínica.

A moção endereçada ao ministro será entregue, em mãos, pelos deputados estaduais que estão em Foz do Iguaçu participando de evento de Unale. “Como o dr. William Soares enfatizou, a legislação prevê que o paciente inicie o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, mas em nosso Estado existem pessoas na fila de espera há muito tempo. Essa é uma situação constrangedora, que exige que o Poder Público de fato dê prioridade e garanta o atendimento digno ao povo sergipano”, pontuou Maria Mendonça, acrescentando que o convênio com a Clinradi também vai reduzir as despesas do governo com o Tratamento Fora do Domicílio.

Maria também enalteceu o trabalho abnegado que vem sendo desenvolvido pelos profissionais da oncologia no Estado. A deputada destacou que o empenho e solidariedade das equipes médicas amenizam o desgaste dos pacientes durante o processo delicado de terapia. “Não estamos falando de qualquer coisa, mas da vida. Por isso, quero parabenizar estes profissionais que abraçam a causa com amor, dedicam-se diuturnamente e pensam no bem-estar da nossa gente”, disse.

A deputada salientou que cada vez mais percebe a necessidade e a importância desse tema, fazendo com que se trabalhe diariamente, na expectativa de garantir o atendimento aos pacientes que dependem do tratamento para o câncer que tem matado e que o diagnóstico precoce e o rápido tratamento minimizam os seus efeitos.