Fuga de compromissos pode ser Gamofobia

Especialista traz esclarecimentos sobre distúrbios ligados à ausência de desejos em manter relacionamentos

Publiciado em 31/05/2017 as 07:33

Todo mundo conhece um amigo ou parente que tem aversão a compromissos, desde profissional ao âmbito emocional. Mas realmente existe um diagnóstico para isso, é a gamofobia. Considerado um distúrbio de personalidade que está diretamente ligado às pessoas com fobia a casamentos, ou, podendo abranger para pessoas com medo extremo de compromissos sérios. A psicóloga do Hapvida, Sarah Lopes, explica como identificar o problema.

“Existem pessoas que são capazes de justificar os motivos pelos quais não se casaram ou não se comprometem seriamente com alguém, porém, deve-se perceber que existem algumas diferenças sutis, como alguém que é capaz de ficar por anos com uma pessoa, mas não se compromete a ponto de vislumbrar um casamento ou até mesmo de apresentar para a família e amigos, muitos também nem chegam a noivar, como se esse compromisso pudesse, de alguma forma, comprometer a sua liberdade, não levando em consideração outros benefícios que a família nos proporciona", exemplifica.

 

A causa da gamofobia, assim como outras fobias, podem ser várias, como experiências traumáticas anteriores, vividas pelo indivíduo ou por pessoas de seu convívio. “A simples experiência vivida pelos nossos pais, e como nossos pais lidam com o casamento, pode nos trazer este trauma a ponto de garantir que nunca passemos por este 'sofrimento'”, completa a psicóloga.

Os sintomas são semelhantes aos sintomas fóbicos, e isso inclui sintomas físicos como tremor, náusea, choro, aumento da frequência cardíaca, dor no peito, tonturas, desmaios e outros. “O indivíduo pode vir a sentir medo ou terror ao pensar em formas de compromissos sérios, a pessoa também pode evitar o tema.   O sujeito geralmente sabe que esse medo é irracional, mas é impotente para controlá-lo, pensamentos muito ruins e imagens negativas são frequentes”, esclarece.  

A gamofobia tem tratamento e pode ser curada a partir de uma variedade de técnicas eficazes. “O tratamento deve acontecer junto com a ajuda e apoio dá família e amigos, na busca por ajudar o indivíduo a superar o medo de compromisso. A terapia da conversa e também uma terapia de grupo é uma linha muito indicada para estes transtornos, e é aconselhado falar sobre seus medos, os meandros de compromissos e outros aspectos do casamento com uma pessoa de confiança. A terapia cognitivo comportamental também possui muita eficácia nestes casos”, orienta a especialista.