Eduardo Amorim busca solução para a interdição do Hospital Regional de Lagarto

Publiciado em 30/05/2017 as 16:53

O senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) levou, nesta terça-feira (30), a problemática da interdição do Hospital Regional de Lagarto (HRL) até Brasília. O parlamentar esteve com o deputado federal André Moura (PSC-SE) e com o prefeito Valmir Monteiro (PSC) em audiência no Ministério da Educação (MEC) com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais.

Um dos principais hospitais do interior sergipano, em uma área de abrangência com dez municípios com aproximadamente 500 mil habitantes, sofre uma Interdição Ética proposta pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado de Sergipe. Segundo o CRM, o processo ocorreu em decorrência de uma vistoria realizada nos dias 20, 27 e 29 de maio, no qual foi verificado que algumas categorias profissionais estão exercendo suas funções mínimas de trabalho, acarretando portanto prejuízo ao exercício profissional.

Os números do HRL são de uma Unidade de médio/grande porte com 334 funcionários e capacidade para 287 internamentos. O parlamentar cobrou uma transição humanizada e, principalmente, organizada por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Falta mais compromisso com a saúde de quem mais precisa", disse o senador.

Kléber Morais afirmou que está em contato diário com o superintendente de Atenção à Saúde para que busque adiar a interdição feita pelo CRM e que seja exercido o que foi acordado para o período de transição da federalização da Unidade. "Em breve estarei em Sergipe para ver a possibilidade de solução sem traumas aos usuários do SUS e que seja resolvido dentro de uma característica humanística e pensada", afirmou Morais.

Concurso público

O senador Eduardo Amorim cobrou a convocação dos concursados ao presidente da Ebserh. Para o parlamentar, a solução passa por esse ponto. "Não temos uma data precisa porque temos uma questão orçamentária que já foi comunicada a todos os novos concursados, não só de Lagarto, mas de todo o País. Aqueles que fizeram concurso recentemente nós vamos convocar a partir de 2018 por falta de orçamento", informou o presidente da Ebserh.

"Estamos acompanhando a situação do HRL e não vamos deixar a população sem o atendimento devido. Sabemos da atenção da Ebserh e vamos cobrar constantemente uma medida mais enérgica com essa situação. Volto a afirmar que é preciso convocar os concursados com uma certa urgência para que a situação seja sanada", disse Eduardo Amorim.

O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, afirmou que a sua gestão está pronta para colaborar com a Ebserh. Segundo ele, já foi determinado ao secretário Municipal de Saúde para que busque uma possibilidade para a abertura de um Ponto de Atendimento 24h à população. "Essa é a minha determinação, mesmo com dificuldades financeiras o município assumirá a sua responsabilidade enquanto regional", comunicou Monteiro, ao afirmar que vai tratar com o Ministro da Educação, Mendonça Filho, sobre a homologação do último concurso e convocação dos profissionais para suprir a necessidade do HRL