Maria Mendonça apela por melhorias na estrutura do Banco de Leite de Itabaiana

Publiciado em 19/05/2017 as 12:45

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) aproveitou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado hoje (19), para chamar a atenção do Governo do Estado para a necessidade de reestruturação do Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel, localizado no município de Itabaiana. Ela ressaltou que a unidade, que fica anexo à Maternidade São José, na capital do agreste, é um dos três que atendem as demanda do Estado, mas enfrenta dificuldades por não dispor de equipamentos satisfatórios.

“Apesar de não contar com um número suficiente de aparelhos, o Irmã Rafaela Pepel jamais se recusou a contribuir com a Maternidade Santa Izabel, responsável pelo processo de pasteurização do material coletado, bem como com a maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que atende aos casos de alta complexidade. Ela lembrou que estudo produzido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revela que, além de fazer bem à saúde do bebê e da mãe, o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades sociais.

Indicação

A reivindicação da deputada foi feita por meio de uma Indicação protocolada esta semana junto à mesa diretora da Assembleia Legislativa e endereçada ao Governo estadual. Na propositura Maria pediu que o chefe do Executivo estadual envide esforços para adotar as providências necessárias visando auxiliar o transporte da coleta específica do Banco de Leite Humano, Irmã Rafaela Pepel, e, também, possa viabilizar através de comodato, alguns aparelhos responsáveis pelo processo de pasteurização, a fim de atender à grande demanda da unidade de saúde.

Maria Mendonça ressaltou que o Irmã Rafaela Pepel coleta uma média de 186 litros de leite por mês, tornando-se o banco com o maior estoque do Estado. “Ou seja, há condições para atender as demandas das maternidades em Aracaju, porém, o Governo precisa garantir os veículos para transportar o leite humano de maneira adequada”, enfatizou Mendonça.

A parlamentar justificou o seu pleito demonstrando a importância do leite humano para o processo de fortalecimento e recuperação infantil. “Os estudos do Ministério da Saúde evidenciam que o aleitamento é fundamental para a recuperação de bebês prematuros e é capaz de reduzir a morte de crianças menores de cinco anos em até 13%. É um alimento completo, do qual centenas de pacientes dependem diariamente para sobreviver”, concluiu.