Edvaldo abre Dia de Mobilização Nacional pela Vacinação contra a gripe

Publiciado em 13/05/2017 as 08:54

O prefeito Edvaldo Nogueira iniciou o sábado (13) de uma maneira especial. Ele visitou o Asilo Rio Branco, onde a Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura do Dia de Mobilização Nacional da campanha de vacinação contra a Influenza, o “Dia D”. Mais de 470 profissionais estarão de prontidão, ao longo deste sábado, nas unidades básicas de saúde do município para vacinar aqueles que são o público-alvo da campanha. A meta é imunizar 138 mil pessoas na capital.

“Nosso objetivo é alcançar a meta. É importante que aqueles que já têm mais de 60 anos, além das crianças e pessoas com doenças crônicas procurem os postos e se vacinem. É fundamental para combatermos a gripe em Aracaju. Prevenção é fundamental para termos uma sociedade mais saudável e uma saúde de qualidade no município”, afirmou o prefeito.

Ao chegar ao Asilo Rio Branco, Edvaldo cumprimentou todos os idosos e conversou com eles sobre a importância da vacina. “A escolha por este local foi uma demonstração do nosso cuidado com o idoso em Aracaju”, destacou ele, que ainda participou das atividades recreativas realizadas pela Secretaria de Saúde com os idosos assistidos pelo asilo. O prefeito tocou tambor de maracatu com o grupo de música da secretaria.

O senhor Marcelo Fagundes, um dos 24 internos do asilo, declarou que se sentia também satisfeito em ver o prefeito e sua equipe presente no local. “É importante o governo municipal vir aqui trazer saúde para todos nós”, salientou.

Vacina evita complicações

O secretário da Saúde de Aracaju, André Sotero, presente à abertura do Dia D, destacou que a vacina contra a gripe reduz os índices de internação. “As complicações da gripe, como as infecções e a pneumonia, são uma das principais causas de internações no Brasil. Por isso, é tão importante que a população compareça aos postos, se vacinem. Este é o pedido e o alerta que fazemos”, afirmou.

Um dos diretores do Conselho Deliberativo do Asilo Rio Branco, Genaldo Moura, se disse muito agradecido pela escolha da prefeitura em iniciar o Dia de Mobilização pela instituição. “A gente se sente feliz, engrandecido e agradecido pela escolha da Secretaria de Saúde de Aracaju ao indicar o Asilo Rio Branco como um marco para o início deste dia de mobilização contra a gripe”, ressaltou.

Este ano, o Ministério da Saúde definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhador da área da saúde; pessoas com 60 anos de idade ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula. A vacina vai até o dia 26 de maio.