Clínica financiada pelo BNB para tratamento de pacientes com câncer começa a funcionar

Publiciado em 07/04/2017 as 20:12

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento, visitou esta semana as instalações da nova clínica de radioterapia de Sergipe. Construída no bairro Jardins em Aracaju, a Clinradi deve direcionar parte do atendimento a pacientes que fazem tratamento contra o câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A previsão do grupo empresarial é iniciar o atendimento ao fim deste mês. Por enquanto, a clínica tem prestado alguns atendimentos iniciais, na forma de consultas, porque passa por finalização da instalação de programas de software. Mas a obra foi concluída.

Com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), por meio do programa de Inovação Tecnológica, o Banco do Nordeste financiou mais da metade do valor da obra, orçada em R$ 18 milhões. A contratação foi destinada à construção e montagem da clínica, que inclui a aquisição de dois equipamentos médicos de última geração.

Segundo um dos sócios-proprietários, o médico radioterapeuta Dr. William Soares, a estrutura da clínica deve levar rapidez e eficiência no diagnóstico e tratamento do câncer. "De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 70% dos pacientes com diagnóstico de câncer serão submetidos à radioterapia em alguma fase do tratamento. Estaremos, em breve, colocando à disposição dos pacientes um completo parque tecnológico", explicou.

Conforme informações da equipe médica, a clínica terá capacidade para realizar 120 tratamentos por mês, sendo 60 de radioterapia e o restante por meio da braquiterapia. Os investimentos devem contribuir para a redução do índice de mortalidade por câncer em Sergipe, além de diminuir os custos do Governo com tratamento oncológico fora do Estado.

"A abertura da clínica é motivo de grande satisfação para o Banco do Nordeste, que busca cumprir o papel de desenvolver a Região. Este empreendimento é mais uma prova disso, além de demonstrar o avanço da ciência e da tecnologia em prol da saúde dos sergipanos e dos nordestinos que estarão aqui presentes", afirmou Saumíneo Nascimento.