Especialista explica como a oração pode ajudar na superação de problemas

Publiciado em 20/03/2017 as 16:28

Nem sempre a máxima que religião e ciência não se misturam é válida. Pesquisa do National Institute for Healthcare Research, promovida pelo Drº Jeff Levin apontam como a prática da oração tem contribuído para o tratamento de pessoas com algumas patologias graves. Isso porque a oração pode desenvolver resultados terapêuticos na vida daqueles que acreditam em sua eficácia. A pesquisa revela que o ato de rezar contribui para a criação de uma intenção mental positiva, e essa intenção poderia ajudar na cura.

O psicólogo do Hapvida Saúde, André Assunção, fala como a fé pode contribuir no equilíbrio psicológico necessário para o tratamento e cura de algumas enfermidades.  

“Alguns autores afirmam que a fé, a oração e as várias formas de buscar ajudam na espiritualidade e no tratamento de sofrimentos pessoais. Dessa forma, a pessoa em questão terá a oportunidade de refletir e buscar uma paz interior”, diz o especialista.

O psicólogo reforça que mesmo com os benefícios da oração, a ciência não considera que a espiritualidade teria força na resolução dos problemas. “A pessoa precisa saber o que lhe traz paz, o que lhe conecta com o mundo e com a sua própria dor. Sendo assim, a oração, a busca por um apoio pode ajudar nesse processo. Assim como buscar apoiar-se na família, amigos ou um profissional qualificado”, conclui André Assunção.