Nervosismo nunca mais! Especialista orienta como proceder na hora dos concursos

Publiciado em 20/06/2016 as 18:21

Milhares de pessoas estão em busca de estabilidade profissional e é por isso que cada a cada ano tem dobrado o número de pessoas que se preparam para fazer concursos, seja na iniciativa privada ou na administração pública. Pesquisas do site Info money apontam que só neste ano podem ser convocadas 100 mil pessoas.

Entre as maiores dificuldades está a disciplina para o estudo diário, já que a maioria das pessoas não consegue lidar com o volume de conteúdo a ser estudado, alguma deficiência na formação escolar, a falta de hábito com relação a leitura e o medo de avaliações.

É imprescindível que a pessoa que vai realizar a prova sinta tranquilidade e segurança na hora de responder questões. Para isso, a psicóloga do Hapvida Saúde, Sara Lopes, orienta como proceder para estar bem nessa hora tão esperada.

“Nesse período em que a ansiedade aumenta, não recomendo resolver com medicação, exceto aqueles casos onde a pessoa já use medicação com prescrição médica. Uma boa respiração já ajuda muito, para inspirar 4 segundos e expirar 6 segundos, o cérebro precisa de tempo para transformar o oxigênio em combustão, em energia, além disso, melhora o fluxo sanguíneo”, explica a especialista.

A psicóloga ainda frisa a importância de não criar expectativas, pois é preciso não desperdiçar energia, somente focar no momento da prova. 

As dicas são:

  1. Respirar bem para ter um sono melhor;
  2. Tentar acordar com um pouco de antecedência, de forma que consiga fazer coisas leves e agradáveis antes da prova;
  3. Não deixar para estudar no dia da prova;
  4. Não perder noite de sono;

 

Ascom/Hapvida