Luciano Pimentel enfatiza importância da conscientização no combate à violência contra autistas

Publiciado em 09/11/2022 as 08:30

Defensor dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sergipe, o deputado estadual Luciano Pimentel (Progressistas) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 8, para enfatizar a importância da conscientização no combate à discriminação e à violência contra os neuroatípicos.

O parlamentar exibiu um vídeo com o relato de Diva, mãe de um estudante autista de 13 anos que foi agredido por um colega de classe na Escola Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte.

De acordo com o deputado, autor da lei que institui o Abril Azul no estado e estimula discussões sobre o TEA, o caso reforça a necessidade de ampliar o debate acerca do autismo e de intensificar a luta pelo respeito às garantias legais das pessoas atípicas.

“Um depoimento comovente como este me faz refletir acerca do que estamos construindo em Sergipe nesta área e me leva a buscar, cada vez mais, uma ação ordenada para assegurar que esse público tenha seus direitos respeitados em nosso estado. Por isso, tenho colocado o nosso mandato à disposição para discutir, esclarecer a sociedade sobre o TEA e, principalmente, para propor e apoiar iniciativas que melhorem a vida destas pessoas", destacou Luciano Pimentel.

 Centro Especializado

Autor das quatro legislações em vigor no estado que tratam do TEA, incluindo a lei que penaliza toda forma de discriminação contra autistas cometida por pessoas físicas ou jurídicas, Luciano Pimentel acredita que Sergipe precisa de um Centro Especializado para neuroatípicos.

"Diariamente, recebo pedidos de pais e mães que buscam auxílio para que seus filhos autistas tenham o atendimento multidisciplinar que necessitam para se desenvolver de forma plena. E nós sabemos que essa é a realidade da maior parte da população, pois poucas famílias têm condições de arcar com esse tratamento", salientou Luciano, complementando.

"Neste sentido, tenho conversado com alguns dos nossos novos parlamentares federais, a exemplo da deputada eleita Katarina Feitoza, e com o senador eleito Laércio Oliveira, para que possamos direcionar recursos com o objetivo de viabilizar a construção de um centro especializado para autistas", frisou Pimentel.

Encerrando o pronunciamento, o deputado afirmou que irá destinar emendas parlamentares para instituições e entidades dedicadas ao acolhimento e tratamento de autistas. "Quero pedir a todos os colegas parlamentares que nos ajudem nesta causa nobre, pois apesar das importantes leis já aprovadas, ainda há muito a ser feito para que os autistas vivam com dignidade", concluiu Luciano Pimentel.

 

Assessoria Parlamentar