PSDB decide ir para a oposição ao governo e aderir a frente democrática

Publiciado em 08/09/2021 as 20:57

A Executiva Nacional do PSDB, após convocação extraordinária do presidente do partido, Bruno Araújo, decidiu por unanimidade passar para a oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas não firmou questão sobre se irá apoiar um possível novo pedido de impeachment contra o mandatário.

O PSDB também irá integrar uma chamada "frente democrática", que poderá incluir partidos como o MDB e o Solidariedade. Nos bastidores, apoiadores do deputado federal Aécio Neves (MG) tentaram impedir a ida da legenda à oposição, mas quando constataram a possível derrota, aderiram à maioria.

Segundo o presidente do PSDB de São Paulo, Marcos Vinholi, o partido fará uma "oposição com consistência e com responsabilidade com a democracia brasileira".

"O PSDB teve um papel muito importante desde a redemocratização e segue com essa responsabilidade frente aos excessos do presidente Jair Bolsonaro", afirmou.

Mesmo com a ausência do governador de São Paulo, João Doria, no encontro, o PSDB reuniu as principais lideranças do partido para definir uma posição contra as declarações antidemocráticas proferidas ontem nas manifestações de Brasília e São Paulo pelo presidente.

Um eventual apoio a um possível afastamento presidencial ainda será discutido pela legenda, mas a nova posição da legenda afeta a postura de tucanos no Congresso, o que gerou insatisfação de representantes ligados a Aécio. O parlamentar não marcou presença no encontro.

O político mineiro tem sido beneficiado com as chamadas emendas de relator ou RP9, que não são divulgadas ao público, e a ida do partido à oposição pode prejudicar a liberação de recursos.

Na pauta da reunião, os integrantes da Executiva do partido decidiram não entrar com "medidas legais" contra o presidente. A proposta vinha sendo defendida por tucanos ligados à ala do governador paulista.

Ontem, Doria marcou posição contra as declarações de Bolsonaro, afirmando que o país "não pode mais" tolerar retrocessos. Ele também disse que a democracia "prevalecerá sobre o autoritarismo".

"Independência só é plena quando há respeito às leis, à Constituição e à democracia. Fora Bolsonaro", escreveu nas redes sociais.

Por meio de nota, o PSDB repudiou as "atitudes antidemocráticas e irresponsáveis adotadas pelo presidente da República em manifestações pelo dia da Independência" e diz "conclamar" para que as "forças de centro" se unam em favor da democracia.

"Os brasileiros esperam de seu governante soluções para a pandemia, para o desemprego, para a inflação crescente, para a crise hídrica, para a desigualdade, e para o descalabro fiscal", afirma a nota.

 

Do UOL