Linda Brasil participa do 27º Grito das Excluídas/os em defesa da democracia

Publiciado em 08/09/2021 as 11:36
Suenny Carvalho

As ruas do Loteamento Marivan, no Bairro Santa Maria foram tomadas por trabalhadores e trabalhadoras na tradicional manifestação Grito das Excluídas/os. O ato acontece em alusão ao dia 7 de setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil, e que tem como objetivo o fortalecimento da democracia, através da luta pela garantia de direitos e pelas denúncias aos retrocessos e violências, trouxe como tema “Vida em primeiro lugar! Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”.

A vereadora Linda Brasil (PSOL) esteve presente no ato, para marchar juntamente aos sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda, denunciando a crescente onda fascista do Governo Federal, a violação da democracia, o negacionismo e o retrocesso aos direitos trabalhistas.

Com a pandemia, as desigualdades sociais se aprofundaram e problemas como a fome e a extrema pobreza cresceram assustadoramente no Brasil. O coronavírus já fez quase 600 mil vítimas no Brasil, e deixou mais de 130 mil órfãos. Em meio a crise política e econômica do país, milhões de brasileiros foram às ruas em mais de cem cidades no país exigir vida digna para todas, todos e todes.

“O Grito dos Excluídos foi muito importante, pela mobilização dos sindicatos, movimentos e partidos, mas ao mesmo tempo a gente vive um paradoxo, aqui em Aracaju presenciamos muitas pessoas usando os símbolos da bandeira pra justificar o apoio a esse Governo que ameaça a democracia, um Governo que vai contra a própria constituição como vários juristas já afirmaram”, colocou.

Para a parlamentar, a adesão da população local ao Grito dos Excluídos foi significativa, uma vez que no Bairro Santa Maria estão reunidas um parcela da população que está mais vulnerável, em condição de pobreza, em contraste com a ampla adesão das elites no ato em apoio ao Governo Federal.

“Isso só reforça que Bolsonaro representa a elite e a manutenção de privilégios da classe mais abastada. A política desse governo não representa a classe trabalhadora, representa o capital, o ódio, porque é isso que está presente nos discursos dele, ele ameaça a democracia, os direitos humanos, ameaça o meio ambiente e ainda sabermos da adesão de parte da população a esse governo do caos, da ignorância e retrocesso é difícil, mas espero que as instituições democráticas do Brasil atuem rapidamente para frear esse desgoverno”, ressaltou.

 

Ascom/Mandata de Linda Brasil