Em Audiência Pública Linda endossa respeito, valorização e o pagamento do piso dos/das trabalhadores/as de enfermagem

Publiciado em 10/05/2021 as 13:03
Assessoria Parlamentar

Na manhã desta segunda-feira, 10, ocorreu a Audiência Pública Aprovação do piso salarial nacional para Enfermagem, na Câmara Municipal de Aracaju, com a participação de parlamentares e entidades de classe. Além da pauta da valorização salarial, também foi abordada a precarização do trabalho dos profissionais da saúde e a grave situação da pandemia que já contabiliza 4.498 vítimas da Covid-19 em Sergipe.

As entidades de classe solicitaram aos vereadores/as a criação de uma frente parlamentar em defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde, tendo em vista a grave realidade. Foi a abordada a necessidade da autonomia dos trabalhadores de saúde, como concurso público.

“Os profissionais estão com medo de trabalhar, além da doença ser gravíssima, as faltas de condições para trabalhar. Tem muitos trabalhadores da saúde que estão com salários atrasados, sem direito à folgas e a descanso. Os pacientes no SUS às vezes ficam aguardando dias para um leito de UTI e nós não temos condições mínimas de dar uma condição adequada de tratamento aos pacientes”, explanou Helton Monteiro, presidente do Sindimed/SE.

A ex-presidente do COREN/SE, Irene Ferreira, também pontuou a situação dos/das profissionais da enfermagem, de precarização das condições de trabalho, e endossou a urgência da valorização do piso da enfermagem, dada a complexidade que o trabalho exige.

Linda ressaltou a importância dos parlamentares mobilizarem seus partidos para reforçar e fortalecer a luta dos/as trabalhadores/as da saúde, para que nas demais instâncias como Câmara e Senado, também haja apoio a jornada de 30 horas e a valorização do Piso. Ela lamentou a forma como a saúde pública tem sido sucateada e mal tratada no país. “Esse governo federal não está comprometido com a classe trabalhadora, ele está comprometido com os lobbys dos grandes hospitais, como mostram os lucros dos hospitais particulares e planos de saúde, e aqui na nossa cidade, para apoiarmos o PL, eu falo principalmente para os vereadores da bancada, precisamos ser contra as privatizações, contra as terceirizações do SUS, como terceirizaram o Nestor Piva. Como eu fui lá visitar com os colegas da Comissão de Saúde e tinha uma enfermeira lá, trabalhando, com a pressão baixa, trabalhando mesmo passando mal. A nossa função enquanto poder legislativo é cobrar do executivo”, asseverou.

 

Ascom/Mandata de Linda Brasil