Vereadora visita UBS's e CRAS's de Aracaju

Publiciado em 06/05/2021 as 15:46
Assessoria Parlamentar

Na última quarta-feira, 05, a vereadora Linda Brasil (PSOL), realizou importantes visitas às Unidades Básicas de Saúde João Cardoso e Dona Jovem e o Complexo onde funciona o CRAS Profº Gonçalo Rollemberg, conhecido como CSU, CREAS e Escola Municipal de Educação Infantil Ana Luíza Mesquita Rocha.

Na visita foi possível identificar inúmeros problemas de ordem estrutural e administrativa, relatados pelos usuários e trabalhadores/as, a exemplo da creche que está há muito tempo em reforma e de falta de pessoas para compor as equipes de trabalho nas unidades, ligadas à saúde e assistência social.

Em relação ao Complexo, entre as reclamações está a quantidade de gatos, sem o devido cuidado, que vivem hoje no espaço, gerando risco à saúde dos próprios animais e das pessoas que frequentam o ambiente.

“Existem vários gatos no CSU e não há uma assistência. Vamos procurar as organizações de defesa dos animais, para que eles tenham um atendimento, bem como a Assistência Social para buscar solução para esse problema. É importante que eles sejam acolhidos e tratados em um lugar apropriado”, relatou Linda.

Para encaminhar essa demanda, a pedido da Vereadora a comissão de defesa animal da OAB/SE foi contatada e na próxima semana deve ser realizado encontro com uma ONG que atua na região e conhece a problemática de perto.

No CRAS foi informado que existe uma necessidade de constante manutenção no telhado, mas a estrutura está funcionando com normalidade. Já na UBS, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, as trabalhadoras informaram a falta de profissionais como ginecologistas, enfermeiros, técnicos, e algumas medicações básicas a exemplo do creme vaginal, pressão, omeprazol.

Na ocasião, também foi realizada a visita na UBS Dona Jovem, na Coroa do Meio, onde alguns moradores da região têm reclamado de maus tratos nos atendimentos com alguns médicos. Sobre a vacinação, a gerente do posto informou que as vacinas estão sendo dadas em um único posto de referência, UBS Francisco Fonseca, no 18 do Forte.

 

Ascom/Mandata de Linda Brasil